As emoções em modo avião: a depressão provocada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo
Neste trabalho analisa-se a depressão no âmbito da tecnologia, observa-se que passamos mais tempo conectados, seja via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Esse é mais um tema polêmico e de importância para a psicologia no estudo do modelo social das TICs (As Tecnologias de Informação e Comunicação) na vida real. Verificando-se que adoecer não constitui apenas como um processo “natural” da vida; implica vivências modificadas ao longo dos tempos, com diferentes modos de subjetivação a partir das rupturas entorno do valor social, cultural e biopsicossocial. Prover o conhecimento das consequências do uso de tecnologias que tem causado a depressão digital; em um mundo tecnológico, não é coisa fácil, mas temos esse desafio de expor, apresentar formas de tratamentos, mostrar os benefícios e malefícios, dependendo do modo que usamos e como estar inserido na nossa vida. Em face à nossa preocupação gerada diante da gravidade e ameaça a vida, nos propomos a colaborar de forma acadêmica, levar a sociedade; orientações e informações relevantes da problemática, seus vários efeitos colaterais no mundo hiper-moderno e seus desafios.
Referências
ABREU, C. N. de; Vivendo Esse Mundo Digital- Impactos na saúde na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
KIMBERLY, S. Y.; ABREU, C. N. de. & COLS. Dependência de Internet Manual e Guia de Avaliação e Tratamento. Porto Alegre: Editora Artmed, 2011.
ARENDT, H. Homens em Tempos Sombrios. São Paulo: Editora Companhia de Bolso, 2008.
BACK, J.S.Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
Baumam, Z. Modernidade LÃquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
WRIGHT, J.H.; BASCO, M.R.; THASE, M.E. Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Filme: ELA(HER) – fonte: https://www.youtube.com/watch?v=yxef2TPIK0s. Acesso em: 15/10/17, às 17:55 horas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.