Material didático impresso: instrumento relevante no desenvolvimento do ensinoaprendizagem da educação a distância

Autores

  • Antão Marcelo Freitas Athayde Cavalcanti
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância da construção do conhecimento, dos processos acadêmicos exitosos realizados na modalidade da Educação a Distância(EaD), utilizando, enquanto processo de comunicação e interação entre docentes,discentes e tutores, os livros, as apostilas e catálogos impressos para realização de leituras e estudos. Mesmo com o advento da tecnologia, esses instrumentos impressos possuem imponência assegurada e, a eles se reservam a garantia para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, independente da distância física, acesso à internet e outras conexões que, em alguns momentos, podem estar ausentes.Contudo, as diversas modalidades de aquisição ou produção própria destes materiais impressos por parte das Universidades, tem se mostrado um verdadeiro desafio que envolve legislação licitatória, capacidade produtiva para a produção ou a incerteza deter um fornecedor contratado com eficiência e satisfação.

Biografia do Autor

Antão Marcelo Freitas Athayde Cavalcanti

Mestre em Tecnologia e Gestão em EaD (UFRPE), Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - Brasil.

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (Conceito CAPES 6). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul , Brasil.

Referências

ALVES, João Moreira. A História da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel M. M.

(Orgs.) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

ANDRADE, M. Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos

na graduação. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

BELO, André. História & Livro e Leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. M. P. As ferramentas da Web 2.0 no apoio à Tutoria na

Formação em E-learning. In: ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE

SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 2008, Lisboa. Tutoria e mediação em educação: Novos desafios Ã

investigação educacional. Anais... Lisboa: Association Francophone Internationale de Recherche

Scientifique en Education, 2008. Disponível em:

HumanÆ. Questões controversas do mundo contemporâneo, v. 12, n. 2 (Ano, 2018) ISSN: 1517-7606

CAVALCANTI E MOLL / Material didático impresso

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7767/1/Afirse%25202008.pdf> Acesso em: 17 jul.

CASTRO LIMA, C. A. B. Uma Análise do Crescimento da Educação a Distância (EAD) no Estado de

Pernambuco. Recife: UFRPE /Unidade Acadêmica de EaD, Curso Gestão Pública, (Trabalho

Monográfico), 2012, 50 p.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo:

Editora Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

COSTA JUNIOR, I. ; CAMPOS, F. Desafios da Educação a Distância: pressupostos para reflexão. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 5, 2008, Porto Alegre. Anais...

Porto Alegre: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008. v. 1.

NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso.

In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e

comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.139-189.

__________________________ O texto como base para a comunicação em EAD. In: MARTINS, Onilza

Borges (Org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a

distância. Módulo 3, Curitiba: UNIREDE, 2001. p.96-117.

MARQUES, R. Professores, família e projecto educativo. Porto, PT: Asa Editores, 2001.

FERNANDEZ, Consuelo Teresa. Os Métodos de Preparação de Material Impresso para EAD. In: LITTO,

Fredric Michael; FORMIGA, Manuel M. M. (Orgs.) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo:

Pearson Education do Brasil, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Ed. São Paulo : Atlas, 2007.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. Trad. Roberto

Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PRETI, Oreste. Material Didático Impresso na EaD: Experiências e Lições Apre(e)ndidas. In: III Encontro

Nacional de Coordenadores UAB – Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil,

novembro de 2009.

Downloads

Publicado

2018-08-13

Edição

Seção

Artigos