Entre a desumanização e a alienação: perspectivas da docência na Educação a Distância a partir da literatura crítica
Resumo
Buscando os possíveis impactos da Educação a Distância (EaD) no campo educacional, analisamos na literatura científica do campo a reconfiguração do processo educativo, em função do impacto tecnológico. Especificamente neste texto que se configura como um recorte de uma pesquisa mais ampla de mapeamento teórico a respeito dos fundamentos teóricos (filosóficos, sociológicos, antropológicos…) da EaD nos centramos na perspectiva de um “tecnicismo revisitado”, marcado pelo caráter neoliberal das iniciativas na modalidade e que teria como principais consequências, a massificação, a desumanização, a alienação do trabalho docente. Tal análise proporciona não somente uma compreensão a respeito de movimentos recentes no cenário brasileiro, apontando por outro lado características a se evitar na realização de uma EaD progressista e transformadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.