Entre a desumanização e a alienação: perspectivas da docência na Educação a Distância a partir da literatura crítica

Autores

  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Buscando os possíveis impactos da Educação a Distância (EaD) no campo educacional, analisamos na literatura científica do campo a reconfiguração do processo educativo, em função do impacto tecnológico. Especificamente neste texto que se configura como um recorte de uma pesquisa mais ampla de mapeamento teórico a respeito dos fundamentos teóricos (filosóficos, sociológicos, antropológicos…) da EaD nos centramos na perspectiva de um “tecnicismo revisitado”, marcado pelo caráter neoliberal das iniciativas na modalidade e que teria como principais consequências, a massificação, a desumanização, a alienação do trabalho docente. Tal análise proporciona não somente uma compreensão a respeito de movimentos recentes no cenário brasileiro, apontando por outro lado características a se evitar na realização de uma EaD progressista e transformadora.


Biografia do Autor

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.

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Publicado

2018-08-24

Edição

Seção

Artigos