Os riachos urbanos do Bultrins como elementos estruturadores da paisagem
Resumo
recuperação dos recursos hídricos tem se mostrado determinante na transfiguração da paisagem urbana aliada a espaços públicos, sobretudo, à sua influência na qualidade de vida das populações. A cidade moderna e seus sistemas de drenagem deixaram um legado de devastação onde os “canais” representam vítima e algoz. O rio de margens impermeabilizadas tornou-se efluente, degradado e esquecido. Essa abordagem determinou como objeto de estudos os riachos urbanos do Bultrins, em Olinda, uma cidade colonial pernambucana que cresceu sem um bom desenvolvimento humano. Esses riachos reúnem em si atributos para aplicação de uma gama de soluções multidimensionais e consolidadas, compiladas no presente trabalho que objetiva contribuir com o resgate e a valorização dos cursos d’água, utilizando-os como elemento estruturador da paisagem, proporcionando qualidade de vida aos habitantes. O Parque Capibaribe e o Cheonggyecheon Stream, eleitos como estudo de caso pelos critérios adotados na sua requalificação, coadjuvaram na construção do saber para o desenvolvimento das diretrizes e ações mitigadoras enquanto solução dos problemas, como ocorreu em diversos casos citados no decorrer do trabalho. Anseia-se contribuir com um dos principais desafios da atualidade, a mudança nos paradigmas frente à reabilitação urbana: a integração dos diversos setores da gestão pública aos saberes acadêmicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.