Frei Caneca: a Educação como práxis da liberdade
Resumo
Frei Joaquim do Amor Divino Caneca revolucionário pernambucano em 1817 e 1824, é reconhecido por muitos pesquisadores como precursor da liberdade democrática brasileira. No pensamento caneciano, a liberdade se dá na total garantia dos direitos obtidos pelo povo que é o destinatário dos benefícios garantidos pela organização política. Para ele, a liberdade só pode acontecer com a conscientização do próprio povo de sua autoridade democrática. Por este motivo, a única via a percorrer é a da informação e formação dos membros da sociedade sendo educação um dos principais instrumentos para a liberdade que é almejada pelos indivíduos que sofrem a opressão da desigualdade social. Este foi o projeto educacional abraçado e pensado pelo frade carmelita, professor, filósofo, geômetra, retórico, jornalista e revolucionário.Referências
Abbagnano, Nicola ( 1998). Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi.3 ed. São Paulo: Martins Fontes.
Aguiar, Cláudio. (1980) O suplÃcio de Frei Caneca. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira.
Caneca, Joaquim do Amor Divino (1984).O Typhis Pernambucano.
BrasÃlia: ed. Senado Federa.
___________.(2004).Itinerário de Frei Caneca.Organização e apresentação Roberto Salomão de Amaral e Melo. ed. Fac-sÃmile. Recife: POMATA.
Carvalho, Gilberto Vilar de.(2004) Frei Caneca: gesta de liberdade: 1779-1825.( 2004) Rio deJaneiro:Mauad.
___________(1980).A liderança do Clero nas Revoluções
Republicanas: 1817 a 1824. Petrópolis: Vozes.
Montenegro, João Alfredo de Sousa.(1978) O liberalismo radical de Frei Caneca. Rio de Janeiro: tempo brasileiro.
Medeiros, Tito Figueirôa.(2017).Frei Caneca: Vida e Escritos. Recife: Cepe.
Manzotti, Reginaldo. (1992).O conceito de liberdade na práxis revolucionária de Frei Caneca. Trabalho de conclusão de curso. Curitiba.
Peréa. R. e outros (1975). Ensaios Universitários sobre Frei Joaquim do Amor Divino (Caneca). Recife: Editora Universitária da UFPE.
Rios, Maria José. (1983) Frei Caneca precursor da liberdade. Recife: Edições FAFIRE.
Rousseau, Jean-Jacques.(1973).Do Contrato Social. Trad. Lourdes Santos Machado. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.
_____________ (1973).Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Trad. Lourdes Santos Machado. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.
TAVAREZ, Francisco Muniz.(2017) Notas de Oliveira Lima. História da Revolução Pernambuco de 1817.5.ed. Recife: Cepe.
Sua pesquisa.com. Revolução liberal do Porto de 1820. DisponÃvel em: http://www.suapesquisa.com. acesso em: 16/10/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.