Frei Caneca: a Educação como práxis da liberdade

Autores

  • Cristiano Garcia Dias Barbosa
  • Maria Fátima Batista Costa Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Frei Joaquim do Amor Divino Caneca revolucionário pernambucano em 1817 e 1824, é reconhecido por muitos pesquisadores como precursor da liberdade democrática brasileira. No pensamento caneciano, a liberdade se dá na total garantia dos direitos obtidos pelo povo que é o destinatário dos benefícios garantidos pela organização política. Para ele, a liberdade só pode acontecer com a conscientização do próprio povo de sua autoridade democrática. Por este motivo, a única via a percorrer é a da informação e formação dos membros da sociedade sendo educação um dos principais instrumentos para a liberdade que é almejada pelos indivíduos que sofrem a opressão da desigualdade social. Este foi o projeto educacional abraçado e pensado pelo frade carmelita, professor, filósofo, geômetra, retórico, jornalista e revolucionário.

Biografia do Autor

Cristiano Garcia Dias Barbosa

Graduando do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras deCaruaru, pesquisador da história dos Carmelitas no Brasil.

Maria Fátima Batista Costa, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Ferderal de Pernambuco e doutorado em Letras também pela Universidade Ferderal de Pernambuco. Atualmente vinculada ao programa de pós doutorado pela CAPES. Professora desde 1994 e professora universitária desde 1998. Também trabalha com teatro desde 1992. Lenciona na área de filosofia, artes, teatro, moda, literatura, sociologia, antropologia, ética, etc. Trabalha na faculdade ESUDA desde 2012.

Referências

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Publicado

2018-09-29

Edição

Seção

Artigos