Representações Sociais sobre automutilação para adolescentes da rede estadual de ensino de Recife

Autores

  • Everson Sercundes de Lira Faculdade de Ciências Humanas Esuda
  • Rosemberg Cavalcanti Belém Faculdade de Ciências Humanas Esuda
  • Heidy Douberin Nilo da Silva Faculdade de Ciências Humanas Esuda
  • Karollaynne Alves Pessoa Faculdade de Ciências Humanas Esuda
  • Luiz Felipe Figueiredo Araújo Faculdade de Ciências Humanas Esuda
  • Solange Everalda de Moraes Soares Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Resumo

A automutilação enquanto objeto vem sofrendo ressignificações durante a sua trajetória histórica, aliada a significância que sua prática ocupa no cenário social e o recente crescimento do número de casos de violência autoprovocada no âmbito escolar. Assim, é de fundamental importância entender como questões relacionadas a esse tema se constroem nos indivíduos. Nesse sentido, foi adotado como objetivo da pesquisa compreender qual o conceito de automutilação naquele ambiente para adolescentes. Busca-se, ainda, localizar no repertório de respostas o conteúdo dos discursos, identificar e refletir as principais similaridades e investigar em que os discursos produzidos pelos sujeitos estão alicerçados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto de doze perguntas, sendo utilizadas para esta pesquisa apenas seis delas, a primeira, discursiva, e outras cinco de múltipla escolha. O aporte teórico utilizado para realizar a análise das respostas foi a Teoria das Representações Sociais. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual da cidade de Recife. Acrescenta-se que a nossa pesquisa pode produzir subsídios para emitir um alerta àqueles que lidam direta ou indiretamente com o ambiente escolar, como também apresenta importância por tentar entender como os sujeitos investigados compreendem o tema.

Biografia do Autor

Everson Sercundes de Lira, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Graduando em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda, início em 2015.1

Rosemberg Cavalcanti Belém, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Psicólogo; Mestre em Psicologia (UFPE); Professor na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA.

Heidy Douberin Nilo da Silva, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Graduanda em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda, início em 2015.1

Karollaynne Alves Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Graduanda em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Luiz Felipe Figueiredo Araújo, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Graduando em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Solange Everalda de Moraes Soares, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Graduanda em psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Referências

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Publicado

2019-02-14

Edição

Seção

Artigos