Justificativas para automutilação: estudo exploratório com adolescentes de escolas municipais da cidade do Recife

Autores

  • Pedro Paulo Viana Figueiredo Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
  • Alice Rodrigues Soares
  • Cybelle Macena de Araújo
  • Henrique Landim Santos
  • Patrícia Rafaelly Barros Magalhães
  • Pauline Santos de Freitas

Resumo

Este artigo busca compreender e analisar relatos sobre a prática da automutilaçãoem adolescentes de duas escolas municipais da cidade do Recife/PE. Trata-se dorecorte de uma pesquisa, realizada no âmbito de Iniciação Científica da Faculdadede Ciências Humanas Esuda que tem por objetivo compreender os discursos deprofessores e alunos de escolas públicas estaduais em Recife sobre automutilação.Como instrumento de produção de informação foi utilizado um questionáriocomposto de doze perguntas, aplicados em 214 estudantes dessas duas escolas. Apartir do material produzido nas respostas dos questionários, analisamos o mesmodescritivamente, nas perguntas fechadas e qualitativamente na pergunta aberta,tendo como aporte teórico-metodológico a Psicologia Social Discursiva.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Viana Figueiredo, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Doutor em Psicologia Social (PUC/São Paulo/SP/Brasil), docente na Faculdade de CiênciasHumanas ESUDA (Recife/PE/Brasil).

Alice Rodrigues Soares

Graduanda em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA,

Cybelle Macena de Araújo

Graduanda em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA,

Henrique Landim Santos

Graduando em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA e e Bacharel em Relações Internacionais (Estácio de Sá – Recife).

Patrícia Rafaelly Barros Magalhães

Graduanda em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA,

Pauline Santos de Freitas

Graduanda em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA,

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Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Artigos