A importância da universidade enquanto instituição promotora da Educação Ambiental

Autores

  • Simone Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

As políticas públicas sobre a Educação Ambiental (EA) estão cada vez mais consistentes visando à conscientização do cidadão em preservar o ambiente natural. Esforços das diversas esferas governamentais têm sido realizados para uma melhor compreensão da sociedade e consequentemente, novas atitudes em busca da sustentabilidade. Baseado nesta perspectiva, esse estudo tem o objetivo de identificar a contribuição da Universidade na disseminação de ações sobre a EA em escolas que promovem a educação fundamental. Especificamente, propõe analisar de que forma as Universidades podem contribuir no ambiente escolar e conhecer as concepções dos profissionais de Escolas do ensino fundamental referentes ao papel das Universidades acerca da EA. A EA é o processo que favorece a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que almejam a uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto, surgiram na escola discussões sobre a EA enquanto processo de reconhecimento de valores, no qual as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis pela formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. A pesquisa contou com dez profissionais, sendo três gestores de escolas, três coordenadores pedagógicos e quatro professoras, que atuam no ambiente escolar. Como instrumentos metodológicos foram utilizados observações In loco e questionários com perguntas abertas sobre a EA. A análise dos dados permitiu concluir que os profissionais são qualificados, com didática bem-sucedida e preocupados com o ensino-aprendizagem. No entanto, no que diz respeito à EA, a pesquisa revela que existem poucas ações de EA desenvolvidas, que há a incorporação de projetos oriundos de uma Universidade e que a inserção de uma Instituição de Ensino Superior será de grande importância, por possibilitar a realimentação da formação docente, permeando resultados importantes com os estudantes da educação fundamental. Nesse contexto, a Universidade se entrelaça com as escolas, por ter um perfil fundamental na formação da cidadania e por desenvolver consistentemente a tríade ensino, pesquisa e extensão, conduzindo aos cidadãos reflexões que permitam à prática de ações socioambientais.

Biografia do Autor

Simone Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1.999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-ordinarias/legislacao-1/leisordinarias/1999#content>. Acesso em: 21 set. 2017.

CALDER, Wynn.; CLUGSTON, Richard M. Progress toward sustainability in higher education. The Environmental Law Reporter: News & Analysis, Washington, DC, v. 33, n. 1, p. 10003-10023, Jan. 2003. Disponível em: < http://ulsf.org/wp-content/uploads/2015/06/dernbach_chapter_short.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2018.

CARVALHO, Izabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FURTADO, Thaís. Muito além da obrigação. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano XII, n. 47, p.36-39, ago. 2008.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

__________ Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORIN, Edgard. Ciência com consciência. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

OLIVEIRA, Marcos Barbosa de. Desmercantilizar a tecnociência. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 241-266.

ÓRGÃO GESTOR DA POLÃTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Brasil).

Mapeamento da educação ambiental em instituições brasileiras de educação superior: elementos para políticas públicas. Brasília, 2007. 33 f. (Série Documentos Técnicos, n. 12). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/dt12.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017.

ULSF. Talloires Declaration. 1990. Disponível em: < http://ulsf.org/talloires-declaration/>.

Acesso em: 20 fevereiro de 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigos