A importância da universidade enquanto instituição promotora da Educação Ambiental
Resumo
As políticas públicas sobre a Educação Ambiental (EA) estão cada vez mais consistentes visando à conscientização do cidadão em preservar o ambiente natural. Esforços das diversas esferas governamentais têm sido realizados para uma melhor compreensão da sociedade e consequentemente, novas atitudes em busca da sustentabilidade. Baseado nesta perspectiva, esse estudo tem o objetivo de identificar a contribuição da Universidade na disseminação de ações sobre a EA em escolas que promovem a educação fundamental. Especificamente, propõe analisar de que forma as Universidades podem contribuir no ambiente escolar e conhecer as concepções dos profissionais de Escolas do ensino fundamental referentes ao papel das Universidades acerca da EA. A EA é o processo que favorece a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que almejam a uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto, surgiram na escola discussões sobre a EA enquanto processo de reconhecimento de valores, no qual as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis pela formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. A pesquisa contou com dez profissionais, sendo três gestores de escolas, três coordenadores pedagógicos e quatro professoras, que atuam no ambiente escolar. Como instrumentos metodológicos foram utilizados observações In loco e questionários com perguntas abertas sobre a EA. A análise dos dados permitiu concluir que os profissionais são qualificados, com didática bem-sucedida e preocupados com o ensino-aprendizagem. No entanto, no que diz respeito à EA, a pesquisa revela que existem poucas ações de EA desenvolvidas, que há a incorporação de projetos oriundos de uma Universidade e que a inserção de uma Instituição de Ensino Superior será de grande importância, por possibilitar a realimentação da formação docente, permeando resultados importantes com os estudantes da educação fundamental. Nesse contexto, a Universidade se entrelaça com as escolas, por ter um perfil fundamental na formação da cidadania e por desenvolver consistentemente a tríade ensino, pesquisa e extensão, conduzindo aos cidadãos reflexões que permitam à prática de ações socioambientais.Referências
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