Brasil de Fato: uma estratégia de comunicação popular para inclusão e pela igualdade social

Autores

  • Ylka Etienne de Oliveira Cordeiro
  • Betania Maciel Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de comunicação do jornal Brasil de FatoPernambuco. Seu papel enquanto veículo de comunicação na América Latina, ondeuma grande parcela da sociedade tem acesso aos conteúdos de uma mídiahegemônica a serviço do capital. Na análise a que este artigo se propõe percebe-seque o BdF constrói sua história na contramão dos grandes veículos de massa, sendo aestratégia do periódico empoderar leitores das classes sociais D e E, a partir dadistribuição gratuita de exemplares em espaços de aglomeração popular.

Biografia do Autor

Ylka Etienne de Oliveira Cordeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Betania Maciel, Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Professora do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e DesenvolvimentoLocal (Posmex) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Doutora em Comunicação Social pelaUniversidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professora da Faculdade de Ciências Humans - ESUDA.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1977.

CASANOVA, J. V.; PERUZZO, C. M. K; TUFTE, T. Trazos de una otra comunicación em América Latina. Prácticas comunitárias, teorias y demandas sociales. ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de lá Comunicación, Barranquilla, Colombia: Editorial Universidad Del Norte, 2011.

FRANK, A. G. Sociology of development and Undervelopment of Sociology. Nova York: Editorial Anagrama, 1969.

QUIRINO, N. O. ; BELTRÃO, L. Subsídios para uma teoria de comunicação de massa. 1985.

PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. São Paulo: Vozes, 2004.

PINHEIRO, M. M. K.; CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr.2014

WERNECK, N.M.D; TORO, J. B. Mobilização social. Um modo de construir a democracia e a participação. UNICEF-Brasil, 1996.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos