Brasil de Fato: uma estratégia de comunicação popular para inclusão e pela igualdade social
Resumo
Este artigo analisa as estratégias de comunicação do jornal Brasil de FatoPernambuco. Seu papel enquanto veículo de comunicação na América Latina, ondeuma grande parcela da sociedade tem acesso aos conteúdos de uma mídiahegemônica a serviço do capital. Na análise a que este artigo se propõe percebe-seque o BdF constrói sua história na contramão dos grandes veículos de massa, sendo aestratégia do periódico empoderar leitores das classes sociais D e E, a partir dadistribuição gratuita de exemplares em espaços de aglomeração popular.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1977.
CASANOVA, J. V.; PERUZZO, C. M. K; TUFTE, T. Trazos de una otra comunicación em América Latina. Prácticas comunitárias, teorias y demandas sociales. ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de lá Comunicación, Barranquilla, Colombia: Editorial Universidad Del Norte, 2011.
FRANK, A. G. Sociology of development and Undervelopment of Sociology. Nova York: Editorial Anagrama, 1969.
QUIRINO, N. O. ; BELTRÃO, L. SubsÃdios para uma teoria de comunicação de massa. 1985.
PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. São Paulo: Vozes, 2004.
PINHEIRO, M. M. K.; CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr.2014
WERNECK, N.M.D; TORO, J. B. Mobilização social. Um modo de construir a democracia e a participação. UNICEF-Brasil, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.