Fotocartografia Sociocultural e Folkcomunicação: os smartphones como ferramenta de registro das manifestações folkcomunicacionais

Autores

  • Alice Oliveira de Andrade
  • Beatriz Lima de Paiva
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Apresenta-se a perspectiva da Fotocartografia Sociocultural (NOBRE, 2011) nocontexto da comunicação móvel digital para o registro de manifestaçõesFolkcomunicacionais.

Biografia do Autor

Alice Oliveira de Andrade

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Bacharel emComunicação Social com habilitação em Jornalismo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Epistemologias e PráticasEmergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul/UFRN).

Beatriz Lima de Paiva

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Bacharel em ComunicaçãoSocial com habilitação em Radialismo. Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Epistemologias ePráticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul/UFRN).

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação emEstudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo dePesquisa Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura(Ecomsul/UFRN).

Referências

BELTRÃO, L. (2001). Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS.

BELTRÃO, L. (2004). Folkcomunicação: Teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Umesp.

BRAGA, M. S. (2017). Devoto de São Francisco das Chagas, morador do município de Caridade (Ceará/Brasil), informação verbal cedida ao entrevistador Itamar de Morais Nobre, em junho de 2017.

CASCUDO, L. C. (2001). Dicionário do Folclore Brasileiro. 10. ed. São Paulo: Global.

CASTELLS, M. (2003). A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

.

FREUND, G. (1995). Fotografia e sociedade. 2. ed. Tradução de Pedro Miguel Frade. Lisboa: Veja.

GADINI, S. L. & WOITOWICZ, K. J. (2007). Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa, Editora UEPG.

KOSSOY, B. (2001). Fotografia & História. 2. ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial.

KOSSOY, B. (1999). Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo, Ateliê Editorial.

LAS CASAS, A. L. (2009). Marketing móvel: tendências e oportunidades no marketing eletrônico. São Paulo: Saint Paul Editora.

MARQUES DE MELO, J. (2008). Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da Folkcomunicação. São Paulo: Paulus.

MARTIN, C. (2013). Mobile Marketing – A terceira tela: como estar em contato com seus clientes através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. São Paulo: M. Books do Brasil.

MARTINS, M. C. S. & SILVA, I. L. O. (2016). Caminhos de Assis: das intenções às ações na rota de peregrinação turística no estado do Ceará. Élisée - Revista de Geografia da UEG, v. 5, 152,-169.

NOBRE, I. M. (2003). A fotografia como narrativa visual (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal.

NOBRE, I. M. (2011). Revelando os modos de vida da ponta do Tubarão: A fotocartografia sociocultural como uma proposta metodológica. EDUFRN: Natal.

NOBRE, I. M. (2017). A cartografia simbólica e a Fotografia sociocultural nas Ciências da Comunicação: a estratégia metodológica da Fotocartografia Sociocultural. (33m14s). In: Webinário GT Jovens Investigadores. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jfuOaEmnePs>. Acesso em: 25 mai. 2018.

SANTOS, B. S. (2005). Globalização: fatalidade ou utopia?. 3 Ed. . Edições Afrontamento: Porto.

SANTOS, B. S. (2011). A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8. Ed. São Paulo: Cortez.

SCHMIDT, C. (2006). Folkcomunicação: conceitos pertinentes ao campo de estudo. In: SCHMIDT, C.Folkcomunicação na Arena Global: avanços teóricos e técnicas metodológicas. São Paulo: Ductor, 89-100.

THOMPSON, J. B.(2009) A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos