Sistema de mentalização e neurônios-espelho: fundamentais para o desenvolvimento de programas de transição institucionais destinados à socialização de indivíduos com condições de espectro de autismo

Autores

  • Fernanda Coutinho Duarte Faculdade de Ciências Humanas - Esuda. Recife, PE, Brasil.
  • Dayse Maria Vasconcelos de Deus Faculdade de Ciências Humana – ESUDA.

Resumo

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention Morbidity (2014), a taxa de prevalência do autismo em crianças é de 1/59. No decorrer de seu desenvolvimento, essas crianças podem apresentar desconforto na transição do ensino médio para o superior, que é uma fase que envolve mudanças sócio comportamentais e pode trazer desarmonia. Para as pessoas com autismo, essa transição pode ser mais difícil, uma vez que há fatores que envolvem desde o déficit de habilidades sociais a mudanças na rotina. Esse déficit pode estar relacionado às dificuldades de conexões neuroanatômicas, dificultando as ações provindas dos estados mentais dos outros, o que é essencial para as interações sociais adequadas (processo de mentalização, que envolve a área do córtex pré-frontal e a junção temporoparietal - JTP). No entanto, o processamento da ação humana requer maior conectividade para compreender as informações cinemáticas, as quais necessitam de um sistema de neurônios-espelho (representado pelo Giro Frontal Inferior - GFI), fundamentais para serem interpretados pelo sistema de mentalização. O objetivo do presente estudo é ressaltar que existem áreas neuroanatômicas comprometidas no reconhecimento das ações dos outros. Algumas pesquisas evidenciaram, em especial uma pesquisa recente (COLE et al, 2019), uma diferença na conectividade (GFI e JTP) em adultos com ASC – Condições do Espectro do Autismo, em inferir estados internos a partir de ações observadas de outras pessoas. O entendimento sobre a conectividade dessas áreas fomenta programas para a reabilitação social, podendo auxiliar a melhora dessa conectividade, refletindo no desenvolvimento para a autodefesa.

Biografia do Autor

Fernanda Coutinho Duarte, Faculdade de Ciências Humanas - Esuda. Recife, PE, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humana – ESUDA e graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Dayse Maria Vasconcelos de Deus, Faculdade de Ciências Humana – ESUDA.

Doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; docente da Faculdade de Ciências Humana – ESUDA.

Referências

AMODIO, D.M., FRITH, C.D. Meeting of minds: the medial frontal cortex and social cognition. Nature Reviews Neuroscience, V. 7, n. 4, p. 268–277, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nrn1884. Acesso em: 10 ago. 2019.

ANDERSON, C., and BUTT, C. (2017). Young adults on the autism spectrum at college: successes and stumbling blocks. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, p. 3029–3039, 2016. doi: 10.1007/s10803-017-3218-x Barnhill.

BARON-Cohen, S., JOLLIFFE, T., MORTIMORE, C., ROBERTSON, M. Another advanced test of theory of mind: evidence from very high functioning adults with autism or Asperger syndrome. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 38, n. 7, p. 813–822, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01599.x. Acesso em 09 ago. 2019.

BECCHIO, C., CAVALLO, A., BEGLIOMINI, C., SARTORI, L., FELTRIN, G., Castiello, U., 2012. Social grasping: from mirroring to mentalizing. NeuroImage, v. 61, p. 240–248. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2012.03.013. Acesso em 09 ago. 2019.

BREVEGLIERI R., GALLETTI C., GAMBERINI M., PASSARELLI LFP. Somatosensory cells in area PEc of macaque posterior parietal cortex. Journal of Neuroscience, v. 26, p. 3679â€3684, 2006.

CASTELLI, F., FRITH, C., HAPPÉ, F., FRITH, U. Autism, Asperger syndrome and brain mechanisms for the attribution of mental states to animated shapes. Brain, v. 125 (Part 8), p.1839–1849, 2002.

CHUNG, Y.S., BARCH, D., STRUBE, M. A meta-analysis of mentalizing impairments in adults with schizophrenia and autism spectrum disorder. Schizophrenia Bulletin, v.40, n. 3, p. 602–616, 2014.

CIARAMIDARO, A., BECCHIO, C., COLLE, L., BARA, B.G., WALTER, H. Do you mean me? Communicative intentions recruit the mirror and the mentalizing system. Social Cognitive and Affective Neuroscience, v. 9, p. 909–916, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1093/scan/nst062. Acesso em 09 ago. 2019.

COLE, E. J., BARRACLOUGH, N. E., & ANDREWS, T. J. Reduced connectivity between mentalizing and mirror systems in autism spectrum condition. Neuropsychologia, v.122, p. 88-97, 2019.

COURCHESNE E., brainstem cerebellar and limbic neuroanatomical abnormalities in autism. Current Opinion in Neurobiology, v. 7, p. 269â€278, 1997.

DE LANGE, F.P., SPRONK, M., WILLEMS, R.M., TONI, I., BEKKERING, H. Complementary systems for understanding action intentions. Current Biology, v. 18, p. 454–457, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2008.02.057. Acesso em 10 ago. 2019.

ELIAS, R., and WHITE, S. W. Autism goes to college: understanding the needs of a student population on the rise. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.48, n. 3, p. 732-746, 2018. doi: 10.1007/s10803-017-3075-7. doi: 10.1007/s10803-017-3075-7.

FISHER, M.H., MOSKOWITZ, A.L., HODAPP, R.M. Differences in social vulnerability among individuals with autism spectrum disorder, Williams syndrome, and Down syndrome. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 7, n. 8, p. 931–937, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2013.04.009. Acesso em 10 ago.2019.

FRITH, C.D., FRITH, U. The neural basis of mentalizing. Neuron, v.18, n50(4), p. 531-534, 2006. Disponível em: https://doi.org/10. 1016/j.neuron.2006.05.001. Acesso em 10 ago. 2019.

FRITH, U. Autism Explaining the Enigma. Hoboken, NJ: Blackwell Publishing, 2003. ISBN: 978-0-631-22901-8.

GALLAGHER, H.L., FRITH, C.D. Functional imaging of “theory of mind.â€. Trends in Cognitive Sciences, v.7, n. 2, p. 77-83, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nrn2805. Acesso em 10 ago. 2019.

GILLESPIE-LYNCH, K., BUBLITZ, D., DONACHIE, A., WONG, V., BROOKS, P. J., and D’ONOFRIO, J. For a long time our voices have been hushedâ€: using student perspectives to develop supports for neurodiverse college students. Frontiers in Psychology, v. 8, n. 544, 2017. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00544.

HADJIKHANI N., JOSEPH R.M., SNYDER J., TAGER-FLUSBERG H. Anatomical differences in the mirror neuron system and social cognition network in autism. Cerebral Cortex, v.16, p. 1276â€1282, 2006.

HOTEZ, E., SHANE-Simpson, C., OBEID,R., DENIGRIS, D. , SILLER, M., COSTIKAS, C., PICKENS,J., MASSA, A., GIANNOLA, M., D’ONOFRIO,J. ,GILLESPIE-LYNCH,K. Designing a Summer Transition Program for Incoming and Current College Students on the Autism Spectrum: A Participatory Approach. Autism. 2018, v. 22, n. 1, p. 40– 50, 2018. DOI: 10.1177/1362361317722029.

HUME, K., STEINBRENNER,J., SIDERIS, J., SMITH,L., KUCHARCZYK,S., SZIDON,K. (2018). Multi-informant assessment of transition-related skills and skill importance in adolescents with autism spectrum disorder. Frontiers in Psychology, v. 09, n. 16, 2018. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00046. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.00046/full. Acesso em ago. 2019.

JACOB, P., JEANNEROD, M., 2005. The motor theory of social cognition: a critique. Trends in Cognitive Sciences. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tics.2004.11.003. Acesso em 10 ago. 2019.

JEANNEROD, M. Oxford psychology series. Motor cognition: What actions tell the self. New York, NY: Oxford University Press, 2006. ISBN-13: 9780198569657, DOI:10.1093/acprof:oso/9780198569657.001.0001.

JOLLIFFE, T., Baron-COHEN, S. The strange stories test: a replication with highfunctioning adults with autism or asperger syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 29, n. 5, p. 395–406, 1999.

KANA, R.K., KELLER, T.A., CHERKASSKY, V.L., MINSHEW, N.J., JUST, M.A. Atypical frontal-posterior synchronization of theory of mind regions in autism during mental state attribution. Social Neuroscience, v. 4, n. 2, p. 135–152, 2009.

KANA, R.K., LIBERO, L.E., HU, C.P., DESHPANDE, H.D., COLBURN, J.S., Functional brain networks and white matter underlying theory-of-mind in autism. Social Cognitive and Affective Neuroscience, v. 9, n. 1, p. 98–105, 2014.

KIRKOVSKI, M., ENTICOTT, P.G., HUGHES, M.E., ROSSELL, S.L., FITZGERALD, P.B., Atypical neural activity in males but not females with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 46, n. 3, p. 954–963, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-015-2639-7. Acesso em 10 ago. 2019.

LIEW, S.L., HAN, S., Aziz-ZADEH, L. Familiarity modulates mirror neuron and mentalizing regions during intention understanding. Human Brain Mapping, v. 32, p. 1986–1997, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1002/hbm.21164. Acesso em 10 ago. 2019.

MAINIERI, A.G., HEIM, S., STRAUBE, B., BINKOFSKI, F., Kircher, T. Differential role of the mentalizing and the mirror neuron system in the imitation of communicative gestures. NeuroImage, v. 81, p. 294–305, 2013.

MÃœLLER R.A., KLEINHANS N., KEMMOTSU N., PIERCE K., COURCHESNE E. Abnormal variability and distribution of functional maps in autism: An fMRI study of visuomotor learning. American Journal of Psychiatry, v.160, p. 1847â€1862, 2003.

PILLAY, Y., and BHAT, C. S. Facilitating support for students with asperger’s syndrome. Journal of College Student Psychotherapy, v. 26, p. 140–154, 2012. doi: 10.1080/87568225.2012.659161

PONNET K.S., ROEYERS, H., BUYSSE, A., DE CLERCQ, A., VAN DER HEYDEN, Asperger Syndrome. Autism, v. 8, n. 3, p, 249–266. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1362361304045214. Acesso em 10 ago. 2019.

RIZZOLATTI, G., CRAIGHERO, L. The mirror-neuron system. Annual Review of Neuroscience, v. 27, p. 169–192, 2004. Disponível em : https://doi.org/10.1146/annurev.neuro.27.070203.144230. Acesso em 10 ago. 2019.

RIZZOLATTI, G., FADIGA, L., GALLESE, V., FOGASSI, L., Premotor cortex and the recognition of motor actions. Cognitive Brain Research, v. 3, p. 131–141, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0926-6410(95)00038-0. Acesso em 10 ago. 2019.

RIZZOLATTI, G., SINIGAGLIA, C. The functional role of the parieto-frontal mirror circuit: interpretations and misinterpretations. Nature Reviews Neuroscience, v. 11, n. 4, p. 264–274, 2010.

ROEYERS, H., BUYSSE, a., PONNET, K., PICHAL, B. Advancing advanced mind-reading tests: empathic accuracy in adults with a pervasive developmental disorder. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 42, n. 2, p. 271–278, 2001.

ROSENBLAU, G., KLIEMANN, D., HEEKEREN, H.R., DZIOBEK, I., Approximating implicit and explicit mentalizing with two naturalistic video-based tasks in typical development and autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 4, 953–965, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2249-9. Acesso em 10 ago. 2019.

SALLET, J., MARS, R.B., NOONAN, M.P., NEUBERT, F., JBABDI, S., O’REILLY, J.X., et al., 2013. The organization of dorsal frontal cortex in humans and macaques. Journal of Neuroscience, v. 33, v. 30, p. 12255–12274. Disponível em : https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.5108-.Acesso em 10 ago. 2019.

SCHURZ, M., RADUA, J., AICHHORN, M., RICHLAN, F., PERNER, J. Fractionating theory of mind: a meta-analysis of functional brain imaging studies. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. 42, p. 9-34, 2014. doi: 10.1016/j.neubiorev.2014.01.009. Epub 2014 Jan 31.

SENJU, A., SOUTHGATE, V., WHITE, S., FRITH, U., 2009. Mind blind eyes: an absence of spontaneous theory of mind in Asperger syndrome. Science, v. 325, n. 5942, p. 883–885.

SHORE, S. Ask and Tell: Self-Advocacy and Disclosure for People on the Autism Spectrum. Shawnee Mission, KS: Autism Asperger Publishing, 2004.

SPEK, A.A., SCHOLTE, E.M., VAN BERCKELAER-Onnes, I.A. Theory of mind in adults with HFA and asperger syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 40, n. 3, p. 280–289, 2010.

SPUNT, R.P., LIEBERMAN, M.D., 2012. Dissociating modality-specific and supramodal neural systems for action understanding. Journal of Neuroscience, v. 7, n. 32(10), p. 3575-83, 2012. doi: 10.1523/JNEUROSCI.5715-11.2012.

STONE, V.E., BARON-COHEN, S., KNIGHT, R.T., 1998. Frontal lobe contributions to theory of mind. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 10, n. 5, p. 640–656. Disponível em :https://doi.org/Thesis_references- Converted #463. Acesso em 10 ago. 2019.

STUSS, D.T., 2001. The frontal lobes are necessary for `theory of mind’. Brain, v. 124, n. 2, p. 279–286.Disponível em: https://doi.org/10.1093/brain/124.2.279. Acesso em 10 ago. 2019.

TEST DW, MAZZOTTI VL, MUSTIAN AL, et al. Evidence based secondary transition Predictors for improving postschool outcomes for students with disabilities. Career Development for Exceptional Individuals, v. 32, p. 160–181, 2009.

VAN HEES, V., MOYSON, T., and ROEYERS, H. Higher education experiences of students with autism spectrum disorder: challenges, benefits and support needs. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, 1673–1688. doi: 10.1007/s10803-014-2324-2, 2015.

VANBERGEIJK, E., KLIN, A., and VOLKMAR, F. Supporting more able students on the autismspectrum: college and beyond. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 38, p. 1359–1370, 2008. doi: 10.1007/s10803-007-0524-8.

WHITE, S.W., ELIAS, R., CAPRIOLA-Hall, N. N., SMITH, I. C., CONNER, C.M., ASSELIN, S. B., et al. (2017). Development of a college transition and support program for students with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, p. 3072–3078. doi: 10.1007/s10803-017-3236-8.

Downloads

Publicado

2020-01-21

Edição

Seção

Artigos