A importância do gerenciamento de projetos de Arquitetura de Caruaru e Região
Resumo
Os diversos setores de mercado, incluindo a construção civil estão sempre em constante mudança, buscando inovação, principalmente com a era da tecnologia, que proporciona agilidade nas mais diversas áreas com um apenas um “click”. Com isso, os escritórios, empreiteiras e construtoras tiveram que buscar métodos que transformassem algo complexo e detalhista como os projetos e suas execuções em algo mais ágil. Entretanto, é comum que as obras de diferentes tipologias atrasem, e com isso acabam estendendo seus prazos de entrega, inclusive os projetos arquitetônicos que antecedem a etapa de concretização. As modificações que comumente acontecem, acarretam em um retardamento na produtividade, gerando muitas vezes uma má qualidade na produção. A falta de utilização de métodos de gerenciamento dos processos que mapeiam onde está causando um obstáculo que dificulta o trabalho do gestor/arquiteto de perceber essas falhas, provocando perda de comunicação entre as equipes, desperdícios e diminuição da qualidade do produto até a entrega. Por isso, o presente estudo visa analisar como os escritórios de Caruaru e da região, mapeiam essas etapas, e quais as vantagens de estabelecer um meio para administrar tempo, custo e recursos humanos, para um alto desempenho com maior produção de qualidade.Referências
ÃGIL, Desenvolvimento. Scrum. 2014. DisponÃvel em: <https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/>. Acesso em: 14 ago. 2019.
ANSELMO, Jefferson Leandro. Gerenciamento de projetos em negócios baseados em projetos: uma proposta integrada das dimensões operacional, organizacional e estratégica. 2009. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. DisponÃvel em: Acesso em: 29 de jun. 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, INC.. GUIA PMBOK: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)/Project Management Institute. 6 ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2017. 762 p.. 3 ed. Rio de Janeiro: Abnt, 2015. 32 p.
BEBER, Michelle. Gerenciamento do projeto na ótica do gerenciamento da comunicação: Manual para escritórios de arquitetura. 2008. 360 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Construção Civil, Construção Civil, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
CAMARGO, Robson. Project Model Canvas para gerenciamento de projetos. 2019. DisponÃvel em: <https://robsoncamargo.com.br/blog/projec-model-canvas-para-gerenciamento-de-projetos>. Acesso em: 10 set. 2019.
COUTINHO, Thiago. Gestão da qualidade realmente gera qualidade? DisponÃvel em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/gestao-da-qualidade>. Acesso em: 26 ago. 2019.
DORNELES, Alessandra. Gerenciamento de Projeto e de Escritórios de Arquitetura. Revista On-line Ipog: Especialize, Cascavel, v. 01, n. 12, p.1-14, 29 jun. 2019. Semestral.
EMPRESAS, Sebrae Serviço de Apoio As Micro e Pequenas. 4 TÉCNICAS DE PRODUTIVIDADE QUE FUNCIONAM. 2018. DisponÃvel em: <http://inovacaosebraeminas.com.br/4-tecnicas-de-produtividade/>. Acesso em: 08 nov. 2019.
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Ouro Preto. Utilização dos conceitos do PMBOK Guide e da Lean Construction para Gerenciamento de Projetos em pequenas construtoras. Ouro Preto, Mg: Abepro, 2003. 8 p. DisponÃvel em: <https://www.leansixsigma.com.br/acervo/1121211.PDF>. Acesso em: 01 ago. 2019.
FRANCO, José Tomaz. O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente? 2018. DisponÃvel em: <https://www.archdaily.com.br/br/888814/o-que-e-o-bim-e-por-que-ele-e-fundamental-nos-projetos-arquitetonicos-atualmente>. Acesso em: 03 nov. 2019.
GONÇALVES, Thiago. O que é MS Project e para que serve? 2018. DisponÃvel em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-ms-project>. Acesso em: 12 ago. 2019.
GONÇALVES JUNIOR, Francisco. BIM: Tudo o que você precisa saber sobre esta metodologia. 2017. DisponÃvel em: <http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/tudo-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 03 nov. 2019.
GONTIJO, Beatriz Fernandez. Gestão de Projetos em Empresas de Arquitetura de Pequeno Porte. DisponÃvel em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/652>. Acesso em: 29 jun. 2019.
JOVANA, Samanta. Trello: como usar essa ferramenta para aumentar a produtividade? 2019. DisponÃvel em: <https://comunidade.rockcontent.com/trello-como-usar/>. Acesso em: 16 ago. 2019.
MARTINS, Rosemary. O que é PDCA? 2018. DisponÃvel em: <https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/>. Acesso em: 26 ago. 2019.
PAHINS, Silvia. Conheça 5 técnicas para aumentar a produtividade no trabalho. 2017. DisponÃvel em: <https://empreendacomproposito.com.br/conheca-tecnicas-para-aumentar-a-produtividade-no-trabalho/>. Acesso em: 09 nov. 2019.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, INC.. GUIA PMBOK: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)/Project Management Institute. 6 ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2017. 762 p.
STRATEC. O que é PMBOK e por que ele é importante para a gestão de projetos? 2017. DisponÃvel em: <https://www.stratec.com.br/blog/o-que-e-pmbok-e-por-que-ele-e-importante/>. Acesso em: 14 ago. 2019.
STRIMBU, Don. Por quê usar BIM? 2018. DisponÃvel em: <http://www.portalgraphics.com.br/por-que-usar-bim>. Acesso em: 03 nov. 2019.
SUTHERLAND, Jeff; SUTHERLAND, J.J.. Scrum a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. 3. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2018. 236 p.
TEIXEIRA, Ana Carolina Freitas. Gerenciamento de Projetos em um Escritório de Arquitetura: Visão Tradicional x Negócios Baseados em Projetos. 2013. DisponÃvel em: <https://pmkb.com.br/artigos/gerenciamento-de-projetos-em-um-escritorio-de-arquitetura-visao-tradicional-x-negocios-baseados-em-projetos/>. Acesso em: 28 ago. 2019.
XAVIER, Carlos Magno da Silva. Qual a Diferença entre Padrões e Metodologias de Gerenciamento de Projetos? 2016. DisponÃvel em: <https://beware.com.br/Padroes_e_Metodologias_de_GP.pdf>. Acesso em: 11 set. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.