O brega como ato de narrativa nas periferias do Recife: reflexões fenomenológicas existenciais

Autores

  • Gabriel Francisco da Silva Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Resumo

A música brega é um fenômeno cultural contemporâneo na cidade do Recife e região metropolitana, reconhecida em 2017 como expressão cultural do Estado de Pernambuco, sendo a mesma nascida nas periferias dos grandes centros urbanos. A música pode vir a ser uma possibilidade de narrar experiências, pois o narrador tem suas raízes no povo e no contexto em que está inserido. Despertando aqui a figura do/a psicólogo/a como um/a narrador/a ouvinte na atualidade e colaborando para valorização das narrativas considerando as múltiplas subjetividades, tivemos por objetivo neste trabalho refletir sobre o papel do mesmo na valorização das narrativas na contemporaneidade tendo como recortes: a importância da música brega para a periferia, quais narrativas e experiências são transmitidas nas músicas e, por fim, discutir sobre a amplitude das narrativas na clínica fenomenológica existencial. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada em livros e dissertações encontradas em bibliotecas físicas e na plataforma Google Acadêmico. Através de uma perspectiva clínica fenomenológica existencial e as reflexões do escutar/dizer do psicólogo, discutidas por Cardoso (2004), podemos trazer a figura do narrador na atualidade, tendo o psicólogo a ferramenta da escuta e do intervir, podendo esse perceber as subjetividades para além das propostas e engessadas pelas ciências clássicas.

Biografia do Autor

Gabriel Francisco da Silva, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda

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Publicado

2020-08-07

Edição

Seção

Artigos