O holding e o cuidado de si e do Outro em territórios de vulnerabilidade social

Autores

  • Martha Bento Lima
  • Regina Gloria Andrade Universidade do Estado do rio de Janeiro

Resumo

Entre os anos 2007 e 2009 realizamos uma Oficina de Composição Musicalcom os jovens da comunidade da Mangueira no Centro Cultural Cartola na cidade doRio de Janeiro no Brasil – atual Museu do Samba. A Oficina configurou-se como umdispositivo de intervenção psicossocial que teve como objetivo favorecer a expansão davida e processos de singularização subjetiva em um ambiente de risco e vulnerabilidadesocial. Os jovens participantes do projeto puderam experimentar ideias criativas ereflexões acerca dos acontecimentos traumáticos vividos na comunidade, bem como asuperação dos mesmos, agenciando novos modos de relacionamento entre eles pautadosem uma ética do cuidado de si e do outro, modos baseados na confiança de poderemfazer de suas vidas uma autêntica obra/história singular e coletiva.Nossa intervenção teve as contribuições teóricas do psicanalista inglês DonaldWinnicott que postulou sua terapêutica na importância da construção de um ambiente deconfiança e estabilidade para os processos de sigularização subjetiva.

Biografia do Autor

Martha Bento Lima

Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Facilitadora Titular de Biodanza pela International Biocentric Foundation– IBF - Itália. Atualmente é Pesquisadora Visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – Portugal. Autora do livro: Estratégia Sensível: composição musical e produção de subjetividade de jovens da comunidade da Mangueira. Curitiba: Editora Appris, 2009.

Regina Gloria Andrade, Universidade do Estado do rio de Janeiro

Professora Doutora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro: Personalidade e Cultura. Rio de Janeiro: Revan/Faperj, 2003

Referências

Academia Brasileira de Cinema. (2008). Linha de Passe. Entrevista com os Diretores. <http://www.academiabrasileiradecinema.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1006&Itemid=510&limit=1&limitstart=3>. [consultado em 14 out. 2008].

Bourdieu, P. (1996). Razões Práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus.

Brandão, Z e Altman, H. (2002). Algumas hipóteses sobre a transformação do habitus. <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/acessoConteudo.php?nrseqoco=16344>. 2002. [Consultado em 24 jun. 2007].

Certeau, M. (2007). A Invenção do Cotidiano. Artes do Fazer, v.1. Petrópolis: Vozes.

Deleuze, G e Guattari, F. (1992). O Que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34.

Figueiredo, L.C. (2007). A Metapsicologia do Cuidado. Revista Psychê, São Paulo, ano

, nº. 21, pp. 13-30.

Giddens, A. (1991). As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora UNESP.

Kastrup, V. (2004). Aprendizagem da atenção na cognição inventiva. In: Psicologia e Sociedade, vol.6, n°. 3, pp. 7-16.

Salem, P. (2007). Reflexões sobre confiança e hábito em D.W. Winnicott e J. Dewey In: Bezerra, B. J.; Ortega, F. (Orgs.). Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, pp. 166-198.

Setton, M. G. (2002). A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. In: Revista Brasileira de Educação, n. 20, maio/jun/ago.

<http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE20/RBDE20_06_MARIA_DA_GRACA_JACINTHO_SETTON.pdf>. [Consultado em 20 jun. 2007].

Winnicott. D. W. (1975). O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda.

______. (1999). Privação e Delinquência. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

______. (2000). Da Pediatria à Psicanálise. Obras Escolhidas. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1990). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos