Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania

Autores

  • Wilson Rubens Galindo Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Diante de um cenário de evasão e desvalorização do ensino profissionalizante, levanta-se críticas sobre a utilidade do ensino de informática. Mostramos a importância de trabalhar no ensino profissionalizante com letramento digital numa perspectiva cidadã para uma formação ativa e reflexiva do estudante na sociedade, utilizando os conceitos de aprendizagem significativa. Para isso, fizemos uma intervenção pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão através do componente curricular de informática básica, com uma metodologia de projetos com foco no protagonismo estudantil e realizamos entrevistas em uma turma do ensino médio profissionalizante. Os dados foram analisados segundo Bardin. Através desta pesquisa, identificamos diversos elementos do letramento digital fundamentais para a formação profissional e cidadã do estudante, como o trato com a informação, a importância das conexões virtuais e da análise crítica de conteúdo. Concluímos mostrando o êxito da educação profissional quando associada a uma formação cidadã e ao pensamento crítico.

Biografia do Autor

Wilson Rubens Galindo, Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica

Professor do Instituto Federal de Pernambuco - campus Vitória de Aanto Antão, graduado em Licenciatura em Computação, especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da mesma universidade. Email: marcelo.sabbatini@ufpe.br

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Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania

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Publicado

2020-08-07

Edição

Seção

Artigos