Os letramentos digitais no ensino profissionalizante numa perspectiva de cidadania
Resumo
Diante de um cenário de evasão e desvalorização do ensino profissionalizante, levanta-se críticas sobre a utilidade do ensino de informática. Mostramos a importância de trabalhar no ensino profissionalizante com letramento digital numa perspectiva cidadã para uma formação ativa e reflexiva do estudante na sociedade, utilizando os conceitos de aprendizagem significativa. Para isso, fizemos uma intervenção pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Vitória de Santo Antão através do componente curricular de informática básica, com uma metodologia de projetos com foco no protagonismo estudantil e realizamos entrevistas em uma turma do ensino médio profissionalizante. Os dados foram analisados segundo Bardin. Através desta pesquisa, identificamos diversos elementos do letramento digital fundamentais para a formação profissional e cidadã do estudante, como o trato com a informação, a importância das conexões virtuais e da análise crítica de conteúdo. Concluímos mostrando o êxito da educação profissional quando associada a uma formação cidadã e ao pensamento crítico.Referências
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