Terapia cognitivo–comportamental e terapia comportamental dialética no tratamento do transtorno da personalidade borderline

Autores

  • Nivaneide Ferreira Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Eliane Maria Bezerra

Resumo

O Transtorno da Personalidade Borderline – TPB – caracteriza-se por um padrão de grande instabilidade nos aspectos de relações interpessoais, afetos, autoimagem, além de um alto grau de impulsividade. É um transtorno mental que surge na adolescência/início da vida adulta e geralmente é tratado através de psicofarmacologia e de psicoterapia, tendo esta última uma gama de abordagens teóricas diferentes. O presente artigo teve por objetivo avaliar a utilização e consequente eficácia da Terapia Cognitivo – Comportamental e da Terapia Comportamental Dialética no tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline através de uma revisão de literatura. A metodologia utilizada foi a pesquisa de estudos a partir da base de dados “Google Acadêmico” no período de 2016 a 2018, usando para a coleta de estudos os descritores Terapia Cognitivo – Comportamental, Terapia Comportamental Dialética e Borderline. Foi possível concluir que um perfil de psicoterapia mais estruturada, com papel ativo do paciente e relação terapêutica forte e colaborativa tem sido bastante utilizada e apontado excelentes resultados. Além disso, foi visto que a Terapia Comportamental Dialética, um tipo de terapia cognitivo-comportamental, tem sido a escolha principal de psicoterapia para o Transtorno da Personalidade Borderline. Por fim, o perfil do paciente borderline pode ser bem desafiador para o profissional a condução do processo terapêutico, fato que argumenta a necessidade da tríade supervisão, psicoterapia e atualização/estudo constantes. Autores como Beck (2013), Linehan (2010), Mazer, Macedo e Juruena (2017) e Figueiredo e Marques (2017) auxiliaram com sua base teórica para fundamentar tais ideias.

Biografia do Autor

Nivaneide Ferreira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Terapia Cognitivo - Comportamental pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Menstranda em Psicologia Cognitiva pela UFPE.

 

Eliane Maria Bezerra

Psicóloga clínica e jurídica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, especialista em Neuropsicologia. Mestre em Hebiatria.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. DSM-V: Manual de Diagnóstico e Estatística das Transtornos Mentais (5ª Ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014.

BECK, A. T., DAVIS, D. D., FREEMAN, A. Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental: Teoria e Prática. Artmed; Edição: 2ª (28 de março de 2013).

CARVALHEIRO, C. V., MELO, W. V. Relação Terapêutica Com Pacientes Borderlines Na Terapia Comportamental Dialética. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 579-595, dez. 2016.

CERUTTI, P. S., TOMASI, S. O, BOTH, T. L. Terapia Comportamental Dialética No Transtorno De Personalidade Borderline. V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÃFICA E IV MOSTRA DE PESQUISA DE PÓSGRADUAÇÃO DA IMED 26 a 28 de outubro de 2011 – Passo Fundo – RS.

CUNHA, O. R., VANDENBERGHEM, L. O Relacionamento Terapeuta-Cliente e o Transtorno de Personalidade Borderline. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. ISSN 1982-3541 Volume XVIII no 1, 72 – 86. (2016).

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FIGUEIREDO, A. C., MARQUES, E. L. L. Mulheres Que Amam Demais: Uma Breve Compreensão Acerca do Jeito De Ser Da Mulher Com Transtorno De Personalidade Borderline. Psicologia.pt ISSN 1646-6977 Documento publicado em 25.06.2017.

FINKLER, D. C., SCHÄFER, J. L., WESNER, A. C. Transtorno de personalidade borderline: Estudos brasileiros e considerações sobre a DBT. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva ISSN 1982-3541 Volume XIX no 3, 274-292 (2017).

LINEHAN, M. M. Vencendo o Transtorno da Personalidade Borderline: Com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Artmed; Edição: 1ª (25 de janeiro de 2010).

LEITE, L. H., CAMPOS, E. M. Investigações brasileiras sobre o transtorno de personalidade borderline: um revisão integrativa. Rev Med UFC. 2016;56(1):29-37.

LOPES, Y. J. A Psicopatologia do Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) E Suas Características Diagnósticas. Psicologia.pt ISSN 1646-6977 Documento publicado em 31.12.2017.

MACEDO, B. B. D., MENEZES, C. N. B. B., GOMES, J. M. A., BAES, C. V. W., JURUEMA, M. F. Consequências da personalidade borderline na adesão ao tratamento de dores Crônicas. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, p. 193-203, jul./dez. 2017.

MARQUES, S., BARROCAS, D., RIJOS, D. Intervenções Psicológicas na Perturbação Borderline da Personalidade: Uma Revisão das Terapias de Base Cognitivo-Comportamental. Acta Med Port 2017 Apr;30(4):307-319.

REBESCHINI, C. Trauma na infância e transtornos da personalidade na vida adulta: relações e diagnósticos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano - ISSN 2317-8582. Canoas, v. 5, n. 2, 2017.

Terapia cognitivo–comportamental e terapia comportamental dialética no tratamento do transtorno da personalidade borderline

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos