Um olhar psicopedagógico para as pessoas adultas e pessoas idosas: reconhecimento, aceitação e cognição
Resumo
A psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem humana, bem como seus eventuais distúrbios; estuda todo esse processo em todas as faixas etárias. Contudo, cada estágio da vida tem suas particularidades e especificidades, merecendo abordagens igualmente específicas. Sendo assim esta pesquisa descritiva tem como objetivo geral apresentar um olhar psicopedagógico para as pessoas adultas e pessoas idosas. Tendo ainda como objetivos específicos identificar o reconhecimento das limitações de pessoas adultas e de pessoas idosas, registrar o processo de aceitação das limitações de pessoas adultas e idosas.
Referências
DIRETRIZES DA FORMAÇÃO DE PSICOPEDAGOGOS NO BRASIL. DisponÃvel em: <https://www.abppbrasilia.com/sobre-1-c5vg>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996;
GONÇALVES, Júlia Eugênia. Psicopedagogia para adultos e idosos – Diagnóstico e intervenção. Rio de Janeiro : Wak editora, 2020;
PAÃN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 1985;
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clÃnica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14.ed. rev. e ampl. 2ª reimpr. Rio de Janeiro, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.