Um olhar psicopedagógico para as pessoas adultas e pessoas idosas: reconhecimento, aceitação e cognição

Autores

  • Antonio Carlos da Silva Universidade Federal de Pernambuco - Faculdade ESUDA

Resumo

A psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem humana, bem como seus eventuais distúrbios; estuda todo esse processo em todas as faixas etárias. Contudo, cada estágio da vida tem suas particularidades e especificidades, merecendo abordagens igualmente específicas. Sendo assim esta pesquisa descritiva tem como objetivo geral apresentar um olhar psicopedagógico para as pessoas adultas e pessoas idosas. Tendo ainda como objetivos específicos identificar o reconhecimento das limitações de pessoas adultas e de pessoas idosas, registrar o processo de aceitação das limitações de pessoas adultas e idosas.

Biografia do Autor

Antonio Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Faculdade ESUDA

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pós-Graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Humanas –ESUDA. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE.Pedagogo pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE). Especialista em Gestão em Marketingpela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. Relações Públicas pela Escola Superior deRelações Públicas – ESURP.

Referências

DIRETRIZES DA FORMAÇÃO DE PSICOPEDAGOGOS NO BRASIL. Disponível em: <https://www.abppbrasilia.com/sobre-1-c5vg>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.

FELDMAN, Ruth Duskin; PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996;

GONÇALVES, Júlia Eugênia. Psicopedagogia para adultos e idosos – Diagnóstico e intervenção. Rio de Janeiro : Wak editora, 2020;

PAÃN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 1985;

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14.ed. rev. e ampl. 2ª reimpr. Rio de Janeiro, 2020.

Um olhar psicopedagógico para as pessoas adultas e pessoas idosas: reconhecimento, aceitação e cognição

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos