Serviço de Pronto Atendimento em Psicologia (SPA): um espaço de acolhimento aos indivíduos em sofrimento psicológico agudo

Autores

  • Jacy Cavalcante de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carolina de Aragão Soares Griz Faculdade Estácio de Sá - Recife

Resumo

A presente pesquisa exploratória de revisão bibliográfica tem por objetivo analisar criticamente as políticas públicas no Brasil que institucionalizaram o plantão psicológico enquanto forma de acolhimento emergencial aos indivíduos em sofrimento psicológico agudo. Identificou-se que o primeiro plantão psicológico foi implantado no Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) em 1970, período em que o curso de psicologia fora também reconhecido enquanto profissão no Brasil. O objetivo principal do plantão psicológico era a profissionalização dos alunos de graduação do curso de psicologia, assim como acolher a demanda reprimida por este serviço na rede pública. Depreendeu-se da leitura dos artigos científicos, que o plantão psicológico é passível de ser inserido em qualquer contexto, pois Delegacias, ONGs, Escolas Públicas e Privadas, têm sido beneficiados com a implantação do mesmo. Sugere-se que no ambiente hospitalar devido a complexidades da assistência desenvolvida torna-se um local com frequentes emergências psicológicas apresentadas por profissionais e pacientes, sinalizando a necessidade de se refletir na possibilidade de implantar Serviços de Pronto Atendimento em Psicologia - SPA. Identificou-se que foram implantados pontualmente alguns serviços de pronto atendimento em psicologia no modelo 24h nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, e denotado sua ausência total nos demais estados das regiões brasileiras. Para o estado de Pernambuco a Política Pública de implantação de Plantão Psicológico nos hospitais de referência, virá em resposta a uma dívida histórica de atendimento psicoterápico, contribuindo assim para diminuição de doenças psicossomáticas, psiquiátricas, cancerígenas, cardiovasculares, dermatológicas, gastroenterológicas, entre outras.

Biografia do Autor

Jacy Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Psicologia pela ESUDA Recife, Mestranda em Saúde Única pela UFRPE, Terapeuta de Família e Casal pela UFPE. Especialista em Saúde da Família pela UFPE. Coordenadora de Enfermagem do Serviço de Oncologia Clínica e Ambulatorial do Hospital Barão de Lucena/PE.

Carolina de Aragão Soares Griz, Faculdade Estácio de Sá - Recife

Bacharel em Psicologia pela Estácio Recife, Mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutoranda em Psicologia pela University of Liverpool.

SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO EM PSICOLOGIA (SPAP): um espaço de acolhimento aos indivíduos em sofrimento psicológico agudo

Downloads

Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Artigos