Representação gráfica e projeto de produto: um experimento didático utilizando software de modelagem geométrica tridimensional

Autores

  • Vinicius Fulgencio UFPE
  • Filipe Brito Marinho de Barros

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os limites e potencialidades das tecnologias da computação gráfica no processo de projeto. Para isso foi desenvolvido um experimento didático, utilizando o software SketchUp, que foi analisado através de questionário e avaliação da atividade. Os principais resultados mostraram que o software é de fácil utilização e auxiliou no processo de ensino-aprendizagem. A representação gráfica e o processo de projeto estão fortemente associados e precisam ser abordados de maneira multidisciplinar, integrada e contextualizada.

Biografia do Autor

Vinicius Fulgencio, UFPE

Docente do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador doLaboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelaUniversidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Desenvolvimento Urbano (UFPE) e Bacharel em Arquitetura eUrbanismo (UFPE).

Filipe Brito Marinho de Barros

Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Engenharia Nuclear (UFPE) e Bacharel em Engenharia de Minas (UFPE).

Representação gráfica e projeto de produto: um experimento didático utilizando software de modelagem geométrica tridimensional

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Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos