O dilema das redes sociais: uso por estudantes universitários e impactos sobre afetos e a percepção de saúde
Resumo
O uso das tecnologias revelou-se no século XXI um período promissor para a comunicabilidade, divulgação de conhecimentos, entretenimento e impulsionamento de novos serviços e relacionamentos com o trabalho. As ferramentas tecnológicas possibilitaram a adaptação do trabalho e interação social, sobretudo durante o surto de Covid-19. Recentemente, estudos em saúde mental e impactos sociais das tecnologias, em particular das redes sociais, internet e uso de celulares, têm chamado atenção por estarem relacionadas na modulação de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e dependência, ainda transformações e fragilização de aspectos da vida social e da interação entre pessoas nos espaços virtuais. O objetivo deste estudo foi levantar informações sobre o uso das redes sociais em estudantes da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e os impactos relatados na saúde e afetividade. A pesquisa transversal foi realizada por meio de questionário eletrônico, divulgado por meio do aplicativo Whatsapp em grupos de professores e alunos. Os resultados mostraram a prevalência de pessoas consideradas da Geração Y (41%), que junto à Geração Z (até 24 anos), totalizaram 71,9% dos respondentes. Os usos das redes sociais se mostraram correlacionados, de forma dependente da intensidade de uso, com efeitos positivos e negativos sobre a percepção dos respondentes sobre suas saúdes e em determinados afetos. Mapear a alteração de sentimentos produzidos nas pessoas pelas redes sociais e compreender os papeis no desenvolvimento de problemas de saúde mental são desafios atuais para a prevenção e promoção de saúde na sociedade digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.