Interfaces entre a Psicanálise e a Teoria Queer: análise documental da autobiografia de um sujeito transexual
Resumo
A Associação de Travestis e Transexuais (ANTRA) indica o Brasil enquanto o país com maior número de mortes de pessoas transexuais. Tais dados demonstram que a violência direcionada a esse público tem se agravado, confirmando a necessidade de discussões acerca desse assunto, com intuito de desconstruir preconceitos e romper com visões psicopatologizantes. Assim, este artigo discute a transexualidade a partir da teoria psicanalítica e das teorias queer. Para tanto, foi realizada uma análise documental da autobiografia do artista transexual Tarso Brant. A partir disso, observou-se um diálogo profícuo entre os estudos queer e a teoria psicanalítica, principalmente no que tange aos debates sobre gênero e sexualidade na cultura. Sustenta-se que toda a complexidade proveniente da história de Brant abre possibilidades para a compreensão da vivência trans, tendo em vista que há uma aposta em dar visibilidade às narrativas expostas no livro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.