Educação índigena como alternativa ao modelo desenvolvimentista: reflexões a partir do povo Xukuru de Ororubá

Autores

Resumo

A partir da Constituição Federal de 1988 tem-se o reconhecimento dos direitos indígenas, bem como de novas perspectivas quanto aos projetos de vida. É nesse contexto que a educação indígena se insere enquanto direito social, que tem como pressuposto processos de rompimentos de invisibilidades, possibilitando resistências e afirmação das identidades. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo avaliar em que medida a efetivação da educação indígena colabora para alternativas ao modelo desenvolvimentista no território indígena Xukuru de Ororubá. Os métodos utilizados na construção do trabalho foram o histórico e o dialético. Ao longo do trabalho, identificou-se o trajeto histórico para concepção dos direitos indígenas enquanto direitos constitucionais a partir das previsões da Constituição Federal de 1988 e investigou-se o processo educacional indígena, enquanto caminho desnaturalizador de desigualdades sociais. Por fim, buscou-se analisar propostas de educação indígena baseadas na filosofia do Bem Viver como alternativa para resguardar a diversidade e desenvolver conexões entre coletividade e natureza à luz das experiências do povo Xukuru de Ororubá.

Biografia do Autor

Clarissa Marques, Universidade de Pernambuco

Pós-doutorado realizado na The New School of Social Research - NY (CAPES), Doutora em Direito pela UFPE com Estágio de Doutorado na Universidade de Paris (PDEE/CAPES), Professora da Universidade de Pernambuco - UPE, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Damas - PPGD/FADIC, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade - GEPT/CNPq (@somosgept), Coordenadora do Programa de Extensão Direitos em Movimento - UPE e do Programa de Extensão TransVERgente - UPE/Fiocruz. 

Educação indígena como alternativa ao modelo desenvolvimentista: reflexões a partir do povo xukuru de ororubá

Downloads

Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos