Gestão pública, interiorização e economias de aglomeração: um estudo em Vitória de Santo Antão – PE – Brasil
Resumo
O trabalho avalia as mudanças estruturais ocorridas no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, após a duplicação do trecho da BR-232 que liga Recife à Cidade de Caruaru, a qual resultou na transferência para a periferia de um trecho que cortava a parte central da Cidade. O objetivo foi o de evidenciar, em recortes temporais tratados na metodologia descritiva do estudo, os impactos observados antes, durante e após o início da obra, no tocante às perdas e ganhos socioeconômicos decorrentes de tal decisão. Os resultados ocorridos surpreenderam positivamente (o crescente número de empresas e de empregos gerados), contrariando as expectativas assumidas pela sociedade local acerca dos prejuízos econômicos que adviriam da resolução. Todavia, logo se fizeram perceptíveis os ganhos que induzem à crença de que lá se gesta uma economia de aglomeração. Confirmatórios são os indicadores socioeconômicos revelados pelo estudo, transcorrida mais de uma década do término da duplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.