Mulheres e mídias sociais: uma análise a partir da perspectiva arendtiana

Autores

  • Rayssa Silva Torres
  • Ana Carolina Cavanellas Gomes Pereira
  • Maria Fátima Batista Costa Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Este artigo surgiu a partir das discussões realizadas nos encontros do grupo de Iniciação Científica, “Hannah Arendt: vida humana, política, poder e liberdade” conduzido pela professora Fátima Costa (ESUDA). Ao identificarmos a atualidade do debate sobre a ascensão da esfera privada na era moderna, percebemos que as mídias sociais se apresentam ora como espaço para superexposição do íntimo, ora como possíveis locais de apoio entre grupos tradicionalmente excluídos da sociedade, a exemplo das mulheres. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar, a partir de uma perspectiva arendtiana, a questão da esfera pública e privada no ambiente virtual, relacionando a discussão com os usos das mídias sociais na contemporaneidade e possíveis formações de redes de apoio entre mulheres. Para tal, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o uso e importância das mídias sociais, analisando os comentários de mulheres em vídeos publicados na plataforma do Youtube e acompanhamos uma página no Instagram. Pressupomos, portanto, que as mídias sociais possuem a potencialidade de proporcionar maior visibilidade para as mulheres e suas pautas.

Biografia do Autor

Rayssa Silva Torres

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Ana Carolina Cavanellas Gomes Pereira

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Maria Fátima Batista Costa, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Ferderal de Pernambuco e doutorado em Letras também pela Universidade Ferderal de Pernambuco. Atualmente vinculada ao programa de pós doutorado pela CAPES. Professora desde 1994 e professora universitária desde 1998. Também trabalha com teatro desde 1992. Lenciona na área de filosofia, artes, teatro, moda, literatura, sociologia, antropologia, ética, etc. Trabalha na faculdade ESUDA desde 2012.

Mulheres e mídias sociais: uma análise a partir da perspectiva arendtiana

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Publicado

2022-03-09

Edição

Seção

Artigos