Mulheres e mídias sociais: uma análise a partir da perspectiva arendtiana
Resumo
Este artigo surgiu a partir das discussões realizadas nos encontros do grupo de Iniciação Científica, “Hannah Arendt: vida humana, política, poder e liberdade” conduzido pela professora Fátima Costa (ESUDA). Ao identificarmos a atualidade do debate sobre a ascensão da esfera privada na era moderna, percebemos que as mídias sociais se apresentam ora como espaço para superexposição do íntimo, ora como possíveis locais de apoio entre grupos tradicionalmente excluídos da sociedade, a exemplo das mulheres. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar, a partir de uma perspectiva arendtiana, a questão da esfera pública e privada no ambiente virtual, relacionando a discussão com os usos das mídias sociais na contemporaneidade e possíveis formações de redes de apoio entre mulheres. Para tal, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o uso e importância das mídias sociais, analisando os comentários de mulheres em vídeos publicados na plataforma do Youtube e acompanhamos uma página no Instagram. Pressupomos, portanto, que as mídias sociais possuem a potencialidade de proporcionar maior visibilidade para as mulheres e suas pautas.
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