Fronteiras urbanas, gentrificação, desigualdade e violência: a gênese socioespacial da violência nas cidades brasileiras
Resumo
O estudo teve como propósito realizar uma revisão não sistemática acerca de análises realizadas por autores que tratam das correlações que permeiam a temática que aborda o presente texto. Referido propósito decorre do fato dos autores terem sentido, dadas as suas afinidades de pesquisa voltadas para as questões urbanas, a necessidade de reunir em um arrazoado as contribuições teóricas que se perfilam e, ao mesmo tempo, ressaltam nuances e lançam novos olhares sobre a complexa fenomenologia que deriva do quadro de desigualdades e de iniquidades que caracterizam a realidade urbana brasileira. Desse trabalho, resultou a constatação de peculiaridades, similaridades e variações nos achados e análises selecionadas, de tal sorte que veio de respaldar a possibilidade de generalizações conceituais acerca de externalidades que são comuns em todos os autores selecionados, além do que contribuiu com novas perspectivas e desdobramentos relacionados ao tema. Assim sendo, a violência urbana, como fenômeno complexo, apresenta conexão com a gentrificação e geram um modo de comunicação próprio, bem como um senso de identidade próprio das populações que foram afastadas, e desse modo ajudam a explicar a sua distribuição, forma e intensidade nos espaços urbanos brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.