Da expectativa à experiência com autismo: processos institucionais na Rede SUS

Autores

  • Tamara Vilela Inacio UPE-Campus Garanhuns
  • João Ricard Pereira da Silva

Resumo

Temos como objetivo investigar as divergências entre o campo das estratégias para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e a luta pela legitimidade de um tratamento qualificado na rede do Sistema Único de Saúde - SUS. O campo está evocando o objeto de estudo através da experiência em um Centro Especializado de Reabilitação – CER, localizado no Agreste de Pernambuco. A estrutura da pesquisa ganha dimensão utilitária, por ter como paradigma orientador a pesquisa-ação, foi desenvolvida em três etapas, que foram: Diário de Campo, Entrevistas Semiestruturadas com os familiares dos usuários; na terceira etapa como proposta de intervenção foram feitas Oficinas de Reflexão e Ação com os profissionais da instituição.

Biografia do Autor

Tamara Vilela Inacio, UPE-Campus Garanhuns

Mestre em Psicologia pela Universidade de Pernambuco - UPE, 2020; Especialista em Terapia Cognitivo
Comportamental - ESUDA 2020; Especialista em Neuropsicologia - ESUDA, 2019; Especialista em Psicologia
do Trânsito - UNIP, 2016; Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP,
2013. Atualmente é psicóloga do Centro Especializado de Reabilitação - CER II; Avaliação e Reabilitação
Neuropsicológica.

João Ricard Pereira da Silva

Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestrado em Psicologia Clínica
pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Ícone
Desenvolvimento Psicomotor; Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco e professor do Programa de Mestrado
Profissional em Psicologia.

Da expectativa à experiência com o autismo: processos institucionais na Rede SUS

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos