Mediação dos processos educacionais na pandemia: o uso do Escape Room Educativo na formação inicial de professores

Autores

  • Osias Raimundo da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A pandemia da COVID-19 impactou drasticamente o contexto social. No âmbito educacional, a implementação do ensino remoto evidenciou ainda mais os desafios da formação de professores e a necessidade do desenvolvimento de competências tecnológicas digitais. Por isso, o objetivo do presente trabalho é apresentar um trecho da dissertação de um mestrado acadêmico onde o Escape Room Educativo foi utilizado na disciplina de Fundamentos da Educação na formação inicial de professores durante o período de ensino remoto na Universidade Federal de Pernambuco, para auxiliar no desenvolvimento componentes curriculares e avaliar a potencialidade dessa estratégia. Para alcançar esse objetivo, a metodologia foi traçada em três etapas: trabalhar o conteúdo específico da disciplina, aplicar o Escape Room Educativo referente ao conteúdo e por fim, avaliar a intervenção. Como resultado, conseguimos constatar o potencial positivo do Escape Room na formação inicial de professores e evidenciar indicadores de envolvimento e colaboração dos participantes mesmo durante o distanciamento do ensino remoto emergencial.

Biografia do Autor

Osias Raimundo da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pós-graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.
Mediação dos processos educacionais na pandemia: o uso do Escape Room Educativo na formação inicial de professores

Downloads

Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Artigos