Mediação dos processos educacionais na pandemia: o uso do Escape Room Educativo na formação inicial de professores
Resumo
A pandemia da COVID-19 impactou drasticamente o contexto social. No âmbito educacional, a implementação do ensino remoto evidenciou ainda mais os desafios da formação de professores e a necessidade do desenvolvimento de competências tecnológicas digitais. Por isso, o objetivo do presente trabalho é apresentar um trecho da dissertação de um mestrado acadêmico onde o Escape Room Educativo foi utilizado na disciplina de Fundamentos da Educação na formação inicial de professores durante o período de ensino remoto na Universidade Federal de Pernambuco, para auxiliar no desenvolvimento componentes curriculares e avaliar a potencialidade dessa estratégia. Para alcançar esse objetivo, a metodologia foi traçada em três etapas: trabalhar o conteúdo específico da disciplina, aplicar o Escape Room Educativo referente ao conteúdo e por fim, avaliar a intervenção. Como resultado, conseguimos constatar o potencial positivo do Escape Room na formação inicial de professores e evidenciar indicadores de envolvimento e colaboração dos participantes mesmo durante o distanciamento do ensino remoto emergencial.
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