Métodos diagnósticos para emetofobia: uma revisão bibliográfica da literatura
Resumo
A ausência de literaturas que elucidem possíveis formas de diagnóstico para Emetofobia pode ocasionar subdiagnóstico do transtorno, causando sofrimento e falta de tratamento adequado para esse público. Pensando nisso, esse trabalho objetiva reunir e apresentar métodos diagnósticos para Emetofobia por via de 10 testes apresentados em estudos para esse fim, realizando para isso uma Revisão Bibliográfica da Literatura nos seguintes repositórios: PubMed, MEDLINE, LILACS e SciELO. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram retornados 27 trabalhos, sendo 14 selecionados para leitura integral e discussão. Em sua maioria, os testes apontam um questionário avaliativo por escala Likert onde sua pontuação final infere a presença ou não da Emetofobia. Outros testes são dados através da aproximação do objeto temido em fases, ou questões de múltipla escolha com o mesmo fim avaliativo. A importância literária desse estudo para auxílio médico no tratamento de pacientes com Emetofobia se apresenta sob o olhar da saúde mental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.