Manifestações patológicas em edificações modernistas: o caso do Hospital da Restauração do Recife-PE
Resumo
A cidade do Recife foi palco de inúmeras manifestações de arquitetura modernista realizadas em concreto armado nas primeiras décadas do século XX, que atualmente são patrimônio cultural da cidade. A preservação e manutenção dessas edificações contribui com a continuidade de sua existência e importância histórica para as gerações futuras. Uma dessas edificações é o Hospital da Restauração Gov. Paulo Guerra, que vem sofrendo com o descaso e a precariedade de manutenção adequada de suas instalações, causando danos ao patrimônio público e à segurança dos usuários do espaço. O objetivo desta pesquisa é a identificação de patologias construtivas na edificação, destacando possíveis diagnósticos, causas e terapias. Os resultados indicaram que algumas patologias foram originadas por falhas construtivas e outras por ausência de manutenção preventiva e corretiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.