Racismo estrutural e descolonização: um recorte sobre as relações entre a saúde mental do povo negro e a formação em Psicologia
Um recorte sobre as relações entre a saúde mental do povo negro e a formação em psicologia
Resumo
O presente trabalho objetivou analisar como o racismo estrutural no Brasil impacta a formação dos psicólogos e os possíveis efeitos no seu fazer diário enquanto profissão. Serão apresentadas as contribuições cientificas que auxiliaram na perpetuação do racismo cientifico no Brasil e a forma que todo esse cenário impactou a Psicologia, passando por autores como Silvio de Almeida (2019), Frantz Fanon (1967), Lucas Veiga (2021) e pelas publicações do próprio Conselho Federal de Psicologia (CFP) acerca da temática racial; O estudo visa contribuir para a formação dos psicólogos no Brasil, que ainda legitimam práticas racistas, sem o devido debate. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de documentos relacionados com a temática buscando leituras que discorrem sobre as formas de racismo estrutural dentro da formação do psicólogo e que se reproduzem em práticas que legitimam o preconceito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.