Monitoria na disciplina Investigação em Psicologia I: um relato de experiência

Autores

  • Aline Mendes Lacerda ESUDA
  • Claudemir Bispo da Silva ESUDA

Resumo

A partir do relato de experiência em monitoria, vivenciado no programa de iniciação científica oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, no período de Fevereiro a Junho de 2014 objetivou-se através de uma breve revisão bibliográfica não sistematizada, destacar as seguintes temáticas: a importância da monitoria na formação acadêmica dos estudantes de psicologia; a disciplina Investigação em Psicologia I e sua contribuição para a formação de pesquisadores nos diversos campos da psicologia e promoção desta enquanto ciência; e a vivência do monitor, suas impressões sobre o programa de monitoria, desafios e oportunidades encontrados ao longo da vivência no programa. Entende-se que o exercício da monitoria por parte dos alunos do curso de psicologia é uma oportunidade de desenvolver conhecimentos através de um olhar que perpassa sua condição de aluno, colocando-o muitas vezes no papel de mediador entre os discentes e o docente da disciplina, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e inserindo o estudante universitário nas práticas de ensino, proporcionando assim conhecimento e experiência para ele, além de contribuir para sua formação profissional.

Biografia do Autor

Aline Mendes Lacerda, ESUDA

PROFESSORA DA DISCIPLINA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA I

Claudemir Bispo da Silva, ESUDA

ALUNO MONITOR DA DISCIPLINA INVISTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA I

Referências

BRASIL. Senado Federal. Lei Federal N.º 5540, de 28 de novembro de 1968.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei N.º 9.394/1996.

CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986.

DURAN, D.; VIDAL, V. Tutoria: aprendizagem entre iguais. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FARIAS, I. M. S. Do individualismo à colaboração: desafio à formação docente na contemporaneidade. In: MERCADO, L. P. L.; CAVALCANTE, M. A. (Org.). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. 18º EPENN, Maceió, AL, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das Normas da ABNT. 16. ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUNA, S. V. A importância da pesquisa para a formação do psicólogo. Conferência de abertura do III Congresso de Psicologia do Centro-Sul do Paraná (Conpsul), UNICENTRO, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARIANO, A. L. S.. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política?

Quais problemas? In: Revista Exitus, v.2, n.1, janeiro/ junho de 2012.

RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5. ed, Vol Mensal, 2006.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Edição

Seção

Artigos