O poder da conexão: inclusão digital e social como ferramenta de empoderamento da juventude na educação libertadora

Autores

  • Evandro Pereira da Silva Rede Municipal de Educação do Recife
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Diante de um contexto no qual as tecnologias digitais se fazem indissociáveis da vida cotidiana e da participação cidadã, nosso objetivo é explorar a intersecção entre a inclusão digital e social e a educação libertadora, destacando como a inclusão digital e social pode ser uma ferramenta crítica para o empoderamento da juventude e promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Através de uma revisão da literatura e tendo como referencial teórico autores como Paulo Freire, Warschauer, Moacir Gadotti e Zygmunt Bauman. discutimos como a educação libertadora pode ser usada como um meio para promover a inclusão digital e social, permitindo o acesso igualitário às informações e recursos e capacitando os alunos a participar ativamente na sociedade e promover a mudança social

Biografia do Autor

Evandro Pereira da Silva, Rede Municipal de Educação do Recife

Pedagogo, professor da Rede Municipal do Recife, Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC)

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.

O poder da conexão: : inclusão digital e social  como ferramenta de empoderamento da juventude na educação libertadora

Downloads

Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Artigos