Práticas docentes e a crise da escola tradicional frente ao contemporâneo: diálogos a partir de Carl Rogers
Resumo
O presente trabalho busca analisar as contribuições da teoria rogeriana para as práticas em Educação e a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, considerando aspectos da crise da escola tradicional. Em termos metodológicos, a pesquisa foi sustentada na técnica de revisão de literatura, a partir das obras do autor Carl Rogers que abordam sua teoria da Educação (1972, 1983, 1985, 1986, 2017), considerando entrelaçamentos possíveis com Ausubel (2003) e publicações recentes sobre as temáticas discutidas. Conforme os dados obtidos, compreendemos que a crise da escola tradicional está relacionada a diversos fatores, como: formação docente deficitária; procedimentos didático-pedagógicos escolares indiferentes às novas tecnologias; e a dificuldade de superação da lógica de ensino bancário. Diante disto, apresentamos a teoria rogeriana e afirmamos sua aplicabilidade no enfrentamento das problemáticas evidenciadas.
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