O universo onírico indígena e a Psicologia Junguiana: considerações sobre o ‘tempo do sonho
Resumo
Esta pesquisa observou o universo onírico nas cosmovisões indígena e junguiana, tendo por objetivo iniciar a conhecer os sonhos dessas duas concepções epistemológicas. Isso foi feito por meio de uma revisão bibliográfica da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine (PUBMED), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Como critério de inclusão usamos artigos completos que abordam o tema citado, publicados entre os anos de 2018 e 2023, e que apresentaram descritores como: Povos Indígenas; Psicologia Junguiana; Sonhos, Colonialidade. O artigo visou tambem refletir sobre a herança colonial e os danos causados aos povos originários. Para isso foi necessário investigar os conceitos junguiano refentes aos sonhos, e a cosmologia indígena e seus aspectos oníricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.