Perfil de pacientes com Síndrome da Dependência Alcoólica com histórico de tentativa de suicídio: um estudo caso-controle
Resumo
O comportamento suicida vem sendo encarado como um problema de saúde pública mundial. Em portadores da síndrome da dependência alcóolica (SDA) a associação ao aumento de tendências suicidas vem sendo fortemente estabelecida. Autores apontam que a presença de fatores de risco e comorbidades psiquiátricas elevem as tentativas de suicídio nesta população. O presente estudo teve por objetivo investigar e descrever os principais fatores de risco associados a tentativas de suicídio em sujeitos com SDA. A pesquisa foi realizada em dois centros de tratamento em dependência química, contando com a participação de 100 participantes que foram divididos igualmente em dois grupos: grupo com histórico positivo para tentativa e suicídio e grupo com histórico negativo para tentativa de suicídio. Em ambos os grupos foram aplicados uma entrevista, o CAGE Questionnaire para rastreio do alcoolismo, o AUDIT – (Teste de Identificação de Distúrbio de Uso do Álcool ) para a identificação da gravidade do alcoolismo, Inventário de Depressão de Beck – BDI, para identificar a gravidade de possível sintomatologia depressiva, o Inventário de Desesperança – BHS, com a finalidade de estimar a desesperança, o Inventário de Ideação Suicida de Beck – BSI, para avaliar a ideação suicida, e, por fim, o Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI 5.0.0 Versão Brasileira). A ausência de companheiro, apoio emocional, dependência financeira, impulsividade, desesperança e depressão apareceram fortemente associadas a um aumento nas tentativas de suicídio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.