As AS POLÍTICAS DE COMBATE À CRISE DE 1929, MUNICIPALISMO E A GÊNESE DO MERCADO INTERNO NO BRASIL: as paradoxais conquistas sociais e econômicas do 1⁰ Período Vargas
Resumo
O artigo em apreciação constitui-se em um esforço de síntese de um capítulo da tese de um dos autores, cujo objetivo atual se foca em difundir uma compreensão sistematizada da visão de estudiosos que se voltaram, cada um deles com foco específico, no mister de lançar luzes sobre o intricado processo de ruptura para com o modelo de economia agroexportadora no Brasil da Primeira República, marcado, sobretudo, pelas heranças da colonização. A coexistência de choques adversos, internos e externos, com um ambiente político conturbado e marcado pelas clivagens sociais, constituem os ingredientes causais a definirem os tortuosos caminhos que culminaram com a endogenia do modelo de substituição das importações, concebido por Vargas, o qual promoveu os fenômenos da urbanização e da industrialização no País. Os resultados e conclusões alcançados consubstanciaram os argumentos teóricos usados na mencionada tese.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.