Racismo e xenofobia: dois lados de uma mesma moeda?

Autores

  • Leonardo Feijó UERJ
  • Regina Glória Nunes Andrade UERJ

Resumo

Aprofundando a questão do racismo dentro do contexto sócio-político e histórico da imigração, colocando em xeque a nossa herança escravocrata, buscamos dialogar com os conceitos de “xeno-racismo”, “racismo cultural” e “necropoder”. Então mesmo que os negros escravos não tenham sido imigrantes, os migrantes negros de hoje ainda sofrem com essa herança. A questão principal a ser abordada é o fato deles serem duplamente negados e excluídos (por não serem brancos e por não serem “patriotas”). Com isso, aprofundara-se as ideias do racismo como herança transcultural/transgeracional, ao fazer um diálogo de Mbembe com Laurentino Gomes, dando exemplos da atualidade (com filmes, romances, fatos, dados e eventos sociopolíticos etc) e da história, como o emblemático caso de Machado de Assis (que era filho de imigrante; a mãe portuguesa Maria Leopoldina). O conceito de inconsciente e recalque social também é de suma importância para amarrar o debate, que discute a memória e a identidade de todo um povo renegado. Há outras comparações relevantes também, sobre os corpos dos escravos que desapareciam no mar e os migrantes contemporâneos que desaparecem pelas mortes em alto-mar (em oposição aos rituais fúnebres cuidadosos de faraós, por exemplo). Referências literárias, como o antológico poema de Castro Alves (um olhar de dentro) complementam a análise científica junto das análises das artes plásticas, como as pinturas do francês Baptiste Debret (um olhar de fora).

Biografia do Autor

Leonardo Feijó, UERJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS-UERJ). Doutorando pelo programa Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP-UFRJ).

Regina Glória Nunes Andrade, UERJ

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ).

Racismo e xenofobia: dois lados de uma mesma moeda?

Downloads

Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos