Racismo e xenofobia: dois lados de uma mesma moeda?
Resumo
Aprofundando a questão do racismo dentro do contexto sócio-político e histórico da imigração, colocando em xeque a nossa herança escravocrata, buscamos dialogar com os conceitos de “xeno-racismo”, “racismo cultural” e “necropoder”. Então mesmo que os negros escravos não tenham sido imigrantes, os migrantes negros de hoje ainda sofrem com essa herança. A questão principal a ser abordada é o fato deles serem duplamente negados e excluídos (por não serem brancos e por não serem “patriotas”). Com isso, aprofundara-se as ideias do racismo como herança transcultural/transgeracional, ao fazer um diálogo de Mbembe com Laurentino Gomes, dando exemplos da atualidade (com filmes, romances, fatos, dados e eventos sociopolíticos etc) e da história, como o emblemático caso de Machado de Assis (que era filho de imigrante; a mãe portuguesa Maria Leopoldina). O conceito de inconsciente e recalque social também é de suma importância para amarrar o debate, que discute a memória e a identidade de todo um povo renegado. Há outras comparações relevantes também, sobre os corpos dos escravos que desapareciam no mar e os migrantes contemporâneos que desaparecem pelas mortes em alto-mar (em oposição aos rituais fúnebres cuidadosos de faraós, por exemplo). Referências literárias, como o antológico poema de Castro Alves (um olhar de dentro) complementam a análise científica junto das análises das artes plásticas, como as pinturas do francês Baptiste Debret (um olhar de fora).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.