Atualizações sobre o sistema dopaminérgico: neuroplasticidade, adolescência, envolvimentos com Esquizofrenia, Transtorno Obsessivo Compulsivo e TDAH
Resumo
As vias dopaminérgicas são apontadas em diversas pesquisas por estarem envolvidas em vários transtornos e doença mental. O não reconhecimento da participação deste sistema em transtornos mentais, desencadeados por fatores epigenéticos, pode comprometer possibilidades de intervenções em momentos oportunos e preventivos na infância e adolescência de um indivíduo. Sendo, para tanto, pertinente oferecer um panorama atual sobre o envolvimento de áreas neuroanatômicas das vias dopaminérgicas, visando fornecer insights de pesquisas e elementos apoiadores para a prática clínica na psicologia. A compreensão das implicações destas neuromodulações do sistema dopaminérgico, sobretudo, na adolescência pode ser um passo primordial na promoção de intervenções mais assertivas e potencialmente preventivas, visto que este sistema está envolvido em inúmeras funções cognitivas superiores e que passa por robustas modificações em fases específicas do desenvolvimento maturacional do cérebro. Para isso, a presente pesquisa se baseou, primordialmente, na busca por trabalhos publicados na plataforma PubMed, referente aos últimos cinco anos, trabalhos estes que consideraram temas como “vias dopaminérgicas”, “adolescência”, “TDAH”, “Esquizofrenia”, “TOC” e “neuroplasticidade”. A análise crítica destes estudos proporcionou uma síntese das descobertas mais recentes sobre o sistema dopaminérgico e a relação de suas disfunções com determinados transtornos. A atualização sobre este conhecimento oferece aos profissionais de psicologia elementos para desenvolver intervenções terapêuticas cognitivas mais eficazes e orientadas para resultados desejados, visto que a ênfase na plasticidade durante a adolescência e a intervenção preventiva para indivíduos com predisposição genética destacam a relevância para a utilização prática desse conhecimento, a fim de promover uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.