Inclusão digital e Ensino Superior no contexto do ensino remoto: vivência(s) de licenciandos/as em Pedagogia da UFPE

Autores

  • Estefane Domingos de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Auxiliadora Soares Padilha Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Diante da emergência sanitária apresentada pela epidemia da covid-19, a inclusão digital se tornou o centro da atenção de ações de mitigação no campo educacional, a luz do ensino remoto. Particularmente na educação superior com o Plano Induzido da Matriz de Análise de Inclusão Digital, buscamos responder a seguinte questão: como os/as licenciandos/as de Pedagogia contemplados/as pelo edital de inclusão digital da PROAES vivenciaram no seu cotidiano as ações propostas pelo Projeto REVID-UFPE no contexto do ensino remoto? Para isso, o mesmo tem como objetivo geral de investigar como os/as estudantes de Pedagogia beneficiados pelo Projeto REVID-UFPE e como percebem as ações desenvolvidas à luz da Matriz de Análise de Inclusão Digital no plano Induzido. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada de caráter descritivo e exploratório. Para coleta, foi optado pela pesquisa-participante, revisão de literatura, análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas individuais com 6 sujeitos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, foi realizada a análise de conteúdo e foi organizado em três categorias: (1) experiências educativas vivenciadas pelos/as licenciandos/as; (2) vivências de inclusão digital pelos estudantes e (3) concepções de ID dos estudantes de Pedagogia, a seguir. Ao longo desta pesquisa foi possível observar que as experiências variaram entre situações positivas e negativas, refletindo a complexidade desse contexto de transição para o ensino remoto, situações desafiadoras, como problemas técnicos durante as aulas síncronas e dificuldades no uso dos aplicativos. Além das questões relacionadas à inclusão digital, também foram identificadas concepções dos estudantes sobre o contexto mais amplo das aulas remotas. Diante dessas reflexões, é fundamental compreender a ID não apenas como um processo de aquisição de habilidades técnicas, mas também como uma prática social que requer sensibilidade, acolhimento e compreensão das necessidades dos estudantes. Portanto, este estudo destacou a importância de compreender e valorizar as vivências dos estudantes em relação à inclusão digital, buscando aprimorar as práticas educacionais que proporcionem não só a emancipação sociodigital, mas a superação efetiva das desigualdades na formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Estefane Domingos de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e graduada em Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco

Inclusão digital e Ensino Superior no contexto do ensino remoto:

Downloads

Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Artigos