Centros de convivência como estratégias de fortalecimento da autonomia de pessoas em vulnerabilidade social

Autores

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no Centro de Convivência (CC) da Escola Livre de Redução de Danos, tecnologia social de saúde mental aplicada ao usuário de drogas lícitas e ilícitas e em situação de extrema vulnerabilidade. Foi buscada uma escrita de forma implicada e sem propor uma pretensa e enganosa neutralidade, evidenciando o papel da autoria analítica, sobre o que se passou em mim ao longo do período convivido junto às pessoas. O objetivo da pesquisa foi avaliar os impactos das intervenções e práticas de redução de riscos e danos (RD), com foco no traçado do perfil das pessoas atendidas, descrição de atividades com mulheres e ações de Redução de Danos no carnaval, assim como, avançar na compreensão dos marcadores sociais de raça e gênero nessa população. Foi realizada em duas etapas: a análise das Fichas de Acolhimento (FICA), para o traçado de perfil das pessoas que frequentam o lugar; e a etapa de observação participante e análise documental, fundamentais para a verificação das minúcias do cotidiano no CC e descrição das atividades em seus processos de planejamento, execução e monitoramento. Os conceitos de interseccionalidade e de encruzilhada foram aplicados para a análise e discussão dos dados documentais e observacionais. Os momentos vivenciados no CC oportunizaram a promoção dos vínculos entre todas as pessoas que ali conviviam, cada uma com seus motivos respectivos: como a equipe de redução de danos, o pesquisador e as pessoas que ali estavam para utilizar dos serviços ofertados (atenção básica de saúde e oficinas, por ex.). Observamos um lugar que foi capaz de reduzir o espaço que o uso de drogas ocupa na rotina; do todo, do que o faz problemático, para um espaço de menor prejuízo no cotidiano. Foi percebido que o CC é um lugar onde podemos viver uns com os outros, com desafios e alegrias de se partilhar um espaço coletivo.

Biografia do Autor

José Lucas Fragoso, Faculdade de Ciências Humanas Esuda

Estudante do décimo período de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA. Membro do GEFF-UFPE (Grupo de Estudos Frantz Fanon); pesquisador na Escola Livre de Redução de Danos, membro do Coletivo Pontes da Psicanálise.

José Arturo Costa Escobar, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Doutor e Mestre em Psicologia Cognitiva (2012 e 2008, respectivamente). Possui formação como Biólogo (2006) e Psicólogo (2017). Realizou pós-doutoramento em dependências e saúde mental no Centre for Addiction and Mental Health da Universidade de Toronto/Canadá (2014-2016). Atua como professor de graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Humanas Esuda, e pesquisador. É membro-pesquisador do Grupo de Estudos em Álcool e outras Drogas (Gead/UFPE) e ligado à Rede de Pesquisa sobre Drogas/SENAD/MJ, do qual recebeu prêmio de melhor tese de doutorado (2013). Co-fundador da Escola Livre de Redução de Danos (Recife-PE), no qual coordena a Ciranda de Formação e Pesquisa da instituição. Tem atuado no campo de estudos sobre efeitos das substâncias sobre a saúde e cognição, processos psicológicos, consciência e estados modificados de consciência, políticas públicas, saúde mental e dependências, epidemiologia e redução de danos. Possui publicações no campo, organizações de livros e colaboração para a propagação da ciência e educação científica.

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Publicado

2024-08-12

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Artigos