Mãos sagradas: percepções de parteiras tradicionais acerca da vivência do parto sob a ótica da espiritualidade
Resumo
O parto é um assunto que transita entre mundos diversos, faz parte da própria história da humanidade. Durante anos a assistência à parturiente ficava a cargo das parteiras, mulheres que eram responsáveis pela assistência ao parto, bem como cuidados com o puerpério e recém-nascido. A espiritualidade pode fornecer apoio ou impacto na tomada de decisão durante a gravidez contínua, no entanto, se evidenciam problemas para a prestação de cuidados por profissionais da área de saúde, tendo em vista atender a dimensão espiritual dos pacientes . Nosso objetivo é identificar se as parteiras tradicionais utilizam práticas da espiritualidade durante o parto domiciliar na perspectiva do cuidado integral. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na Associação de Parteiras de Caruaru-PE, no período de Fevereiro de 2023. A amostra foi constituída por Parteiras Tradicionais com experiências na assistência ao parto domiciliar. Os dados foram coletados por meio de entrevista através de um roteiro de entrevista adaptado por meio de Grupos Focais. Em seus relatos, as Parteiras demonstram grande influência da fé e da espiritualidade em suas assistências, como o uso da oração, de objetos sagrados, da ligação com um ser superior e o uso de ervas, chás e elementos da natureza, que segundo as mesmas possuem sucesso quando usadas no momento do parto, o que corrobora com estudos da área que colocam a religiosidade/espiritualidade como importante ferramenta de apoio em momentos de grande impacto como no nascimento, o que requer mais estudos por parte dos profissionais de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.