Uso da Inteligência Artificial (IA) na análise e identificação da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Autores

  • João Freire Abramowicz Faculdade de Ciências Humana - ESUDA
  • Heuryk Wylk Éboli da Silva Faculdade Senac - PE

Resumo

O avanço da tecnologia e a crescente digitalização das atividades empresariais resultaram em um aumento significativo na coleta e tratamento de dados pessoais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil estabelece diretrizes rigorosas para a proteção desses dados, impondo desafios às empresas na adequação de seus contratos e tratamento de dados. Este artigo investiga o uso de Inteligência Artificial (IA) para identificar a conformidade de documentos e sistemas empresariais com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o aumento da regulamentação de dados, as empresas precisam garantir que seus processos e contratos estejam de acordo com as exigências legais. Utilizando técnicas como Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Redes Neurais, a IA facilita a análise automatizada de cláusulas contratuais e políticas internas, aumentando a eficiência e reduzindo o risco de penalidades. Resultados mostraram que a IA pode alcançar alta acurácia na detecção de inconformidades, sendo uma ferramenta promissora para empresas.

Biografia do Autor

João Freire Abramowicz, Faculdade de Ciências Humana - ESUDA

Mestrando em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE), com uma carreira dedicada à excelência acadêmica e profissional. Atualmente, sou coordenador dos cursos de Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Segurança da Informação na Faculdade ESUDA, além de professor nos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UniFBV, onde ensino disciplinas como Segurança da Informação e Paradigmas de Python. Especialista em Segurança da Informação e Gestão de Tecnologia da Informação.

Heuryk Wylk Éboli da Silva, Faculdade Senac - PE

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências C/ Hab. em Biologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2010). Licenciatura em Informática pela Uniasselvi (2020). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninabuco( 2022). MBA Profissional em Redes de Computadores - ESAB (2015). Pós-graduação Latu Sensu em Governança em TI - FAFIRE (2015). MBA Executivo em Gestão Ambiental - UCAM (2016).

Um Uso da Inteligência Artificial (IA) na Análise e Identificação da Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Downloads

Publicado

2024-10-07

Edição

Seção

Artigos