Direito a morrer com dignidade: da possibilidade de regulamentação da eutanásia através de ADPF tendo como paradigma o Princípio da Dignidade Humana
Resumo
A possibilidade de regulamentação da eutanásia através da ADPF – arguição de descumprimento de preceito fundamental – tendo como paradigma o princípio da dignidade humana emerge diante do rápido envelhecimento da população humana com o intenso sofrimento na reta final da existência e, principalmente, pela inércia do Poder legislativo em abordar o tema. Nosso estudo evidencia a necessidade de regulamentar a prática da eutanásia, possibilitando ao adulto decidir por fim a um sofrimento evitável, sem situações de terminalidade. Com um Congresso Nacional extremamente influenciado pelas religiões, deve-se aguardar tal iniciativa? Entendendo que é possível tal regulamentação através de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, e partindo do conceito de dignidade do homem, autonomia, moral e ética, analisamos a possibilidade de tal regulamentação do direito de manter a dignidade na reta final da vida através da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.