Modernas referências e conexões temporais: análises e discussões dos sobrados Novo Jardim do Jirau e das casas populares do NEBR
Resumo
Buscando compreender a arquitetura de dois escritórios contemporâneos que foram influenciados e/ou se inspiraram pelo movimento moderno pernambucano, justificamos a pesquisa pela necessidade de contextualizar suas práticas arquitetônicas e entender como as referências modernas se manifestam nas construções atuais. Os Sobrados Novos Jardim do Jirau destacam-se pela abordagem inovadora na tipologia habitacional, com sobrados geminados que promovem a integração com o bairro. A proposta de unir terrenos para aumentar o número de unidades, garantindo acesso independente, reflete a criatividade inspirada nos mestres do movimento moderno, aproveitando materiais locais como tijolos e telhas canal, além de criar sombras por meio de beirais e utilizar plantas livres. Por outro lado, as Casas Populares do NEBR adotam uma abordagem simplificada, adaptada às necessidades da população de baixa renda, projetadas para lotes modestos de 8m x 20m, utilizando mão de obra local e um prazo construtivo de apenas 120 dias. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com análise documental e observação direta das construções, considerando também dados históricos, socioeconômicos e culturais para contextualizar as intervenções arquitetônicas e suas influências no ambiente urbano e social. Em suma, o estudo visa entender como as referências do movimento moderno se manifestam na arquitetura contemporânea, enriquecendo o debate sobre a relação entre passado e presente na arquitetura habitacional.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.