Batalha da Rua 015: um estudo sobre a Comunicação Urbana e representatividade feminina

Autores

  • Thífani Postali Universidade de Sorocaba
  • Rebeca Universidade de Sorocaba

Resumo

A partir da participação e representação das mulheres na Batalha da Rua 015, evento de rima realizado na cidade de Sorocaba–SP, através de uma pesquisa bibliográfica e etnografia urbana, analisaram-se quatro edições do evento, chegando ao resultado de que a participação de mulheres ainda é significativamente baixa. No que se refere à representação das mulheres nos discursos gerais, os dados revelam que a mulher é, geralmente, indicada no papel de mãe, especialmente nos discursos masculinos. Assim, mesmo sendo as batalhas de rimas locais de expressão dos grupos marginalizados, considera-se que também são locais que reproduzem a ordem patriarcal, pois as mulheres continuam sendo poucas como participantes, e quando surgem nos discursos, são reduzidas ao papel de mães.

Biografia do Autor

Thífani Postali, Universidade de Sorocaba

Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSCar. Líder do grupo de pesquisas em Comunicação Urbana e Práticas Decoloniais (CNPq-Uniso) e membro da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Folkcom).

Rebeca, Universidade de Sorocaba

Graduanda no curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba e membro do grupo de pesquisas em Comunicação Urbana e Práticas Decoloniais (CNPq-Uniso).

Batalha da Rua 015: um estudo sobre a Comunicação Urbana

Downloads

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Artigos