Batalha da Rua 015: um estudo sobre a Comunicação Urbana e representatividade feminina
Resumo
A partir da participação e representação das mulheres na Batalha da Rua 015, evento de rima realizado na cidade de Sorocaba–SP, através de uma pesquisa bibliográfica e etnografia urbana, analisaram-se quatro edições do evento, chegando ao resultado de que a participação de mulheres ainda é significativamente baixa. No que se refere à representação das mulheres nos discursos gerais, os dados revelam que a mulher é, geralmente, indicada no papel de mãe, especialmente nos discursos masculinos. Assim, mesmo sendo as batalhas de rimas locais de expressão dos grupos marginalizados, considera-se que também são locais que reproduzem a ordem patriarcal, pois as mulheres continuam sendo poucas como participantes, e quando surgem nos discursos, são reduzidas ao papel de mães.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.