Jogos digitais, acessibilidade e identidade surda: desafios e oportunidades para a inclusão da comunidade surda na cultura digital

Autores

  • Philipe Aguiar Pacheco dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A relação entre jogos digitais acessíveis e o fortalecimento da identidade da comunidade surda pode ser explorada a partir da intersecção entre jogos digitais, diretrizes de acessibilidade na era digita e formação da identidade surda. Neste contexto, buscamos compreender como a integração da Libras e outras adaptações em jogos digitais podem ir além do entretenimento, contribuindo para o empoderamento e a construção identitária desse grupo. Através de uma revisão bibliográfica, examinamos o conceito de comunidade e cultura surda, destacando suas particularidades e desafios, incluindo a luta por reconhecimento e inclusão. A natureza lúdica e interativa dos jogos digitais é então analisada, considerando seu potencial educativo e social, bem como a importância do design inclusivo. A evolução das diretrizes de acessibilidade em jogos digitais é traçada, desde legislações mais amplas até regulamentações específicas, evidenciando o caminho percorrido para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente virtual. Finalmente, ao explorar a convergência entre a cultura surda, a cultura digital e a cultura dos jogos, destacamos como a visualidade inerente aos jogos pode se alinhar à experiência surda, criando um espaço de pertencimento e identificação. Contudo, também identificamos as lacunas existentes no mercado de jogos, que ainda oferece poucas opções acessíveis e culturalmente relevantes para a comunidade surda, com a necessidade de maior investimento em pesquisa e desenvolvimento de jogos inclusivos. Como consideração, embora os jogos acessíveis representem uma ferramenta poderosa para o fortalecimento da identidade surda, ainda há desafios a serem superados para que a inclusão se torne uma realidade efetiva e apontamos a necessidade de futuras pesquisas empíricas, com a participação da comunidade surda, para aprofundar a compreensão do tema e orientar o desenvolvimento de jogos que atendam às suas demandas e expectativas.

Biografia do Autor

Philipe Aguiar Pacheco dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Informática, Licenciado em Letras-LIBRAS, especialista em LIBRAS. Professor de LIBRAS da Faculdade do Seminário Batista do Norte do Brasil – FSTBNB. Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC/Universidade Federal de Pernambuco.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC da UFPE.

Jogos digitais, acessibilidade e identidade surda: desafios e oportunidades para a inclusão da comunidade surda na cultura digital

Downloads

Publicado

2025-01-16

Edição

Seção

Artigos