Jogos digitais, acessibilidade e identidade surda: desafios e oportunidades para a inclusão da comunidade surda na cultura digital
Resumo
A relação entre jogos digitais acessíveis e o fortalecimento da identidade da comunidade surda pode ser explorada a partir da intersecção entre jogos digitais, diretrizes de acessibilidade na era digita e formação da identidade surda. Neste contexto, buscamos compreender como a integração da Libras e outras adaptações em jogos digitais podem ir além do entretenimento, contribuindo para o empoderamento e a construção identitária desse grupo. Através de uma revisão bibliográfica, examinamos o conceito de comunidade e cultura surda, destacando suas particularidades e desafios, incluindo a luta por reconhecimento e inclusão. A natureza lúdica e interativa dos jogos digitais é então analisada, considerando seu potencial educativo e social, bem como a importância do design inclusivo. A evolução das diretrizes de acessibilidade em jogos digitais é traçada, desde legislações mais amplas até regulamentações específicas, evidenciando o caminho percorrido para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente virtual. Finalmente, ao explorar a convergência entre a cultura surda, a cultura digital e a cultura dos jogos, destacamos como a visualidade inerente aos jogos pode se alinhar à experiência surda, criando um espaço de pertencimento e identificação. Contudo, também identificamos as lacunas existentes no mercado de jogos, que ainda oferece poucas opções acessíveis e culturalmente relevantes para a comunidade surda, com a necessidade de maior investimento em pesquisa e desenvolvimento de jogos inclusivos. Como consideração, embora os jogos acessíveis representem uma ferramenta poderosa para o fortalecimento da identidade surda, ainda há desafios a serem superados para que a inclusão se torne uma realidade efetiva e apontamos a necessidade de futuras pesquisas empíricas, com a participação da comunidade surda, para aprofundar a compreensão do tema e orientar o desenvolvimento de jogos que atendam às suas demandas e expectativas.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.