Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtornos Psicóticos desafios diagnósticos e perspectivas terapêuticas

Autores

  • Cristina Cardoso Faculdade de Ciências Humanas - Esuda
  • Dayse Maria Vasconcelos de Deus Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

A conexão entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtornos psicóticos e comorbidades psiquiátricas, enfatizando a disfunção cognitiva e a desregulação do sistema dopaminérgico como características comuns a esses transtornos prejudicam o funcionamento executivo, a atenção e a memória de trabalho, gerando consequências graves e complicando a eficácia do tratamento. As informações sugerem que a identificação precoce por um profissional de saúde mental qualificado está vinculada a um manejo mais eficaz dos sintomas ao longo do tempo. A identificação precoce do TDAH e de suas comorbidades pode evitar o desenvolvimento de quadros psicóticos. Sintomas associados à esquizofrenia podem ser desencadeados por transtornos psiquiátricos na infância. No entanto, o uso de altas doses de estimulantes para o tratamento do TDAH pode levar a sintomas psicóticos, tais como alucinações e delírios. Intervenções neuroterapêuticas não medicamentosos para o TDAH, como terapia cognitivo-comportamental, terapia dialética e especificamente neurofeedback, são consideradas opções valiosas e altamente recomendadas para adolescentes devido à sua natureza não invasiva e à sua capacidade de monitorar a atividade cerebral. Dessa forma, investigamos esta relação, mediante uma busca de publicações na plataforma PubMed da última década, utilizando termos relacionados ao TDAH, e descritores como: “comorbidades psiquiátricas”, “Transtornos psicóticos”, “Mindfulness”, “Terapia Comportamental Dialética”, “Neurofeedback em Tempo Real” e “Metilfenidato”, e suas interações. A atualização deste conhecimento é importante para profissionais e estudantes da psicologia, pois oferece informações sobre tratamentos mais eficazes, enfatiza a relevância do diagnóstico precoce e visa promover melhores resultados para crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos na infância.

Biografia do Autor

Cristina Cardoso, Faculdade de Ciências Humanas - Esuda

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA/ Pós-graduanda em Neuropsicologia Clínica do INAP.

Dayse Maria Vasconcelos de Deus, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Docente dos cursos: Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA / Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtornos Psicóticos desafios diagnósticos e perspectivas terapêuticas

Downloads

Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

Artigos