Espacialização Urbana fundamentada em preferências de renda: um estudo na Cidade do Recife-PE
Resumo
Esse trabalho apresenta uma análise espacial da Cidade do Recife, a partir de um modelo estatístico, o qualhierarquiza e desenha as frações do território citadino pelo critério das características de renda. Os modelos teóricosutilizados tratam da economia urbana e seus reflexos espaciais, enfatizando as escolhas habitacionais dosconsumidores quando decidem sobre o consumo de espaço, localização ou características hedônicas dos bensimóveis. O trabalho utilizou o método estatístico para estabelecer correlações entre as características econômicas dosbairros e as características de vizinhança com base no cadastro do ITBI da Prefeitura da Cidade do Recife. Osresultados indicam que os bairros mais ricos da cidade apresentam indicadores econômicos menos favoráveis epreços dos imóveis com valores menores. Essas características delineiam curvas de indiferença que determinamlimites orçamentários nas escolhas dos consumidores acerca do consumo de atributos hedônicos, impactando nalocalização das habitações dentro do território da cidade.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.