Demolir os muros da fábrica de ensinar

Autores

  • Carlos Nogueira Fino Universidade da Madeira

Resumo

O artigo começa por discutir "cultura escolar" e a necessidade de uma mudança de paradigmaeducacional. Em seguida, discute a contradição entre o objectivo de educar professores inovadores na utilizaçãode Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a tentativa de fazer isso sob a influência da culturatradicional embutida nas paredes e nas rotinas da escola, invocando Seymour Papert, como um dos principaiscríticos da escola fabril. Finalmente, é avançada uma possível forma de contornar aquela contradição, desde queos formadores de professores estejam conscientes de que ela existe e abordem a formação dos professoressegundo uma abordagem construtivista e de acordo com o princípio de isomorfismo, formulado por GastonMialaret.

Biografia do Autor

Carlos Nogueira Fino, Universidade da Madeira

Professor associado com agregação do Centro de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa),Portugal. Coordenador da área científica de Ciências da Educação e responsável pela linha de pesquisa emInovação Pedagógica do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa),

Publicado

2012-08-13

Edição

Seção

Artigos