Território estratégico de Suape: diretrizes para uma ocupação sustentável
Resumo
O artigo apresenta o Plano de Ocupação Territorial para a região de abrangência do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape, localizado na porção sul da Região Metropolitana do Recife, cuja finalidade foi compatibilizar os impactos dos investimentos direcionados ao referido complexo com a questão socioambiental. Esses investimentos representam uma perspectiva de desenvolvimento, mas trazem também riscos de impactos como degradação ambiental e migração intensa de pessoas, elevando a demanda por habitação, transporte e serviços, além de infraestrutura. Dessa forma, iniciou-se, em 2007, a construção de diretrizes que visam promover a ocupação sustentável, buscando melhoria da habitabilidade e da competitividade, através da qualificação físico-ambiental da região. Para essa experiência, emprega-se o conceito de sustentabilidade urbana e regional ampliada, que atesta a indissociabilidade entre fatores econômicos, sociais e ambientais e a necessidade de enfrentar a degradação do meio ambiente associado ao problema da pobreza.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.